Manipulação na internet é tema da redação do Enem

Foto: Reprodução

A primeira prova do Enem foi aplicada no dominfo (04). O exame segue no próximo domingo (11), quando os estudantes terão que responder a questões de ciências da natureza e matemática

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

Mais de 5,5 milhões de estudantes estão inscritos para a realização do exame em mais de 1,7 mil municípios. Segundo o portal G1, entre os quatro textos motivadores apresentados neste ano, dois abordam diretamente a questão de algoritmos: “A silenciosa ditadura do algoritmo”, de Pepe Escobar e publicado por Carta Capital, e “O gosto na era do algoritmo”, escrito pelo jornalista Daniel Verdú, do jornal El País.

Segundo professores de redação consultados pela Agência Brasil, o tema da redação neste ano é complexo, mas atual, tendo sido trabalhado em muitas escolas.

O assunto veio à tona principalmente depois da eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2016, quando dados de milhões de usuários do Facebook foram usados pela consultoria britânica Cambridge Analytica para desenvolver técnicas de direcionamento de informações que teriam beneficiado a campanha do republicano.

O alerta de professores fica para o risco de os estudantes confundirem manipulação de dados na internet com propagação de notícias falsas, as chamadas fake news, que podem ser mencionadas na argumentação, mas não entendidas como tema central da redação.

*Da redação com informações da Carta Capital

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!