21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Manifestantes saem às ruas mesmo com chuva

A chuva foi a responsável, na visão dos organizadores, por inibir os manifestantes de saírem às ruas. Mesmo assim, cerca de 3 mil pessoas se reuniram na Praça do Papa

Milhares de manifestantes saíram às ruas neste domingo (4) em diversos Estados do País, em mais de 200 cidades,  para apoiar a Operação Lava Jato e as 10 medidas contra a corrupção, elaboradas pelo Ministério Público Federal (MPF). Na Grande Vitória, mesmo com a chuva, o grupo que tradicionalmente parte de Vila Velha,  começou a se concentrar na entrada da Terceira Ponte, por volta das 15h, onde um trio elétrico convocava a população do entorno e os motoristas que passavam pelo local a participarem do ato público. Pouco depois das 16h, a ponte foi interditada e os manifestantes seguiram para Vitória. 

- Continua após a publicidade -

A Praça do Papa, que já foi palco de um protesto contra corrupção em que mais de 120 mil pessoas estiveram presentes, dessa vez contou com a presença de 3 mil manifestantes. Além de apoio às medidas anti corrupção e à Lava Jato, os protestos tiveram como principais alvos o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) que se tornou réu na última semana, em uma denuncia que estava no Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2013; e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), bem como “políticos corruptos” de forma generalizada. Dessa vez, o presidente Michel Temer recebeu apenas críticas pontuais. 

Os magistrados do Espírito Santo acompanharam o protesto contra as mudanças nas medidas propostas pelo MPF para combater a corrupção. Eles se reuniram em frente ao Tribunal de Justiça do estado (TJES), em Vitória, e seguiram em passeata para a Praça do Papa, local de encontro com os manifestantes que saíram de Vila Velha. 

A categoria não irá admitir, segundo o presidente da associação da magistratura Ezequiel Turíbio, que o Congresso criminalize a atividade na magistratura. “Eles querem fazer com que o juiz não desempenhe seu trabalho, que não julgue. Nós vamos nos unir aos demais manifestantes”, disse Turíbio. Quem também esteve presente foi o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado, desembargador Sérgio Gama. “Esse é um momento muito difícil pelo qual o país está passando. Estão tentando enfraquecer as instituições só porque elas estão fazendo seu papel. Temos a expectativa de que ao menos o Senado possa refletir melhor sobre o projeto”, afirmou. 

A chuva também dispersou os manifestantes em Brasília. onde a PM esperava receber 20 mil pessoas, mas somente 5.000 se concentrou em frente ao Congresso. Em Curitiba, “sede da Lava Jato”, 8 mil pessoas se reuniram em frente à sede da Justiça Federal.  

Manifestantes saem às ruas mesmo com chuva

No Rio de Janeiro, a maior manifestação desse domingo no Brasil, 600 mil pessoas se concentram na orla da praia de Copacabana para protestar contra as mudanças no projeto de lei que trata das 10 medidas de combate à corrupção. A Avenida Paulista em São Paulo reuniu 15 mil pessoas. Segundo o movimento Vem Pra Rua, 245 cidades participaram dos atos deste domingo.

Os atos foram convocados pelas redes sociais por grupos como Vem Pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre), os mesmos que encabeçaram as manifestações a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). 

Confira nossa galeria de fotos

Foto:
Vitória: JAckson Gonçalves / ES Brasil
Rio de Janeiro: Tomaz Silva/ Agência Brasil

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA