24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Rede estadual oferta aulas de mandarim a estudantes em 2018

Confira os locais que o governo do Estado escolheu para ter aulas do idioma com mais falantes nativos em todo o mundo.

Uma novidade passa a fazer parte do cotidiano da Escola Viva Profº Fernando Duarte Rabelo e o Centro Estadual de Idiomas (CEI) de Vitória. Os alunos começam a fazer aulas de mandarim no próximo ano.

O governador Paulo Hartung anunciou o novo curso de idioma nessa quinta-feira (23) no Palácio Anchieta. Ele estava acompanhado da diretora chinesa do Instituto Confúcio, Ana Qiao.

- Continua após a publicidade -

“Vamos introduzir mandarim em nossa rede e, para isso, estamos buscando parcerias para avançarmos com recursos importantes, principalmente, com recursos humanos, para auxiliar na orientação e capacitação de nossos jovens”, destacou o governador.

mandarim na rede estadual
Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Além das aulas de mandarim, foram anunciadas também a inclusão de mais 130 novas vagas para bolsas de intercâmbio e a implantação de dois novos Centros Estaduais de Idiomas, em Linhares e São Mateus.

Mandarim nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está firmando uma parceria com o Instituto Confúcio. A organização é sem fins lucrativos e tem sede em Pequim. O objetivo é promover a língua e a cultura da China em todo o mundo.

Segundo Haroldo Rocha, secretário da pasta, as negociações com o instituto já acontecem há um ano e recentemente conheceu a experiência dele no Rio de Janeiro. “A ideia é acrescentar a experiência e o material pedagógico oferecido pelo instituto, com objetivo de agregar aos estudantes diferentes modalidades de aprendizagem da língua”, ressaltou.

“O mandarim é a língua mais falada em todo o mundo. Temos parceria em 145 países. A importância e a influência mundial da China é cada vez maior. Todos os países têm que estar mais abertos a esses programas culturais”, destacou a diretora chinesa do Instituto Confúcio, Ana Qiao.

Novos Centros Estaduais de Idiomas

Mais dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados, em 2018, nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abrirá 500 vagas.
O Centro Estadual de Idiomas (CEI) foi criado em 2009 para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA