27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Luciano Rezende: “Um governo com gestão compartilhada precisa ter transparência”

Luciano Rezende: “Um governo com gestão compartilhada precisa ter transparência”

No mês de junho, a Associação Contas Abertas divulgou o Índice de Transparência 2014, que avalia os portais dos governos estaduais e das capitais a partir de três critérios: conteúdo, série histórica e frequência em atualização. O Espírito Santo ocupou lugar de destaque, ficando em 1º lugar, com nota 8,96 entre os Estados, e Vitória alcançou o 2º lugar entre as capitais, com nota 7,61.

As manifestações de 2013 completaram um ano no mês de junho. Desde então, a sociedade está mais atenta ao trabalho de seus governantes?

- Continua após a publicidade -

Sim. No ano passado, mais de cem mil pessoas foram às ruas em Vitória para protestar contra várias coisas. Havia diversas bandeiras entre a população, mas no geral as pessoas pediam uma só coisa: mudança, que inclusive foi o tema da campanha que nos levou até a Prefeitura de Vitória, em 2012.

Por que Vitória ficou em 2º lugar entre as capitais no ranking da transparência da Associação Contas Abertas?

Foi a primeira vez que a Transparência Brasil mediu o ranking entre as capitais, mas Vitória ficaria muito abaixo se continuasse com o antigo Portal da Transparência, que foi reformulado em nossa gestão. A equipe da Controladoria Geral do Município (CGM) da atual administração realizou um trabalho intenso para deixar o Portal da Transparência mais acessível na disponibilização das informações para o cidadão. Um governo com gestão compartilhada precisa ter transparência total e, para alcançar esta meta, nosso compromisso é de aprimorar os instrumentos para deixar as informações mais acessíveis para a população.

Como a transparência contribui no combate a corrupção?

Em Vitória, trabalhamos com respeito ao cidadão e fazemos da gestão compartilhada um modelo de participação popular e transparência que serve de exemplo para todo o país. Quando o morador tem reunidas, num só local, todas as informações sobre onde – e de que forma – está sendo investido o dinheiro público, ele pode acompanhar de perto e isso evita desvios.

Quais as alterações realizadas por sua administração no portal Transparência Vitória?

No portal, estão reunidas as informações referentes à execução orçamentária (receitas e despesas), funcionalismo, contas públicas, contratos, convênios, desapropriações, Plano Plurianual (PPA), além de informações sobre a administração indireta – Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e Instituto de Previdência do Município de Vitória (Ipamv).

No novo Portal da Transparência, disponível no endereço www.transparencia.vitoria.es.gov.br, as despesas são exibidas de forma mais detalhada, em seis categorias: “secretaria”, “função de governo”, “favorecido”, “programa”, “ação” e por “categoria econômica”.

Outra modernização está ligada à apresentação dos valores das receitas e despesas. Anteriormente, os valores eram apresentados de forma anual. Agora, é possível realizar a pesquisa por diferentes períodos: anual, semestral, quadrimestral, trimestral, bimestral e mensal. Além disso, os valores das despesas são exibidos em cinco categorias: orçado, autorizado, reservado, empenhado, liquidado e pago.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA