Livros literários para alunos de escolas públicas em 2019

Foto: Divulgação

Antes, as obras eram destinadas apenas para bibliotecas e sala de aula. Agora, os alunos vão receber os livros, mas é a partir do ano que vem.

Os alunos da rede pública de ensino vão receber livros de literatura e material didático a partir do ano que vem. A escolha das obras pelas escolas credenciadas, que começou dia 25 vai até 8 de outubro.

A escolha dos livros será feita pelas escolas, a partir de uma lista, e leva em conta a opinião dos professores e diretores de escola. No catálogo para o ensino médio, estão livros como a biografia da paquistanesa Malala – a mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz; o clássico de ficção Admirável Mundo Novo, de Aldous Juxley; e poemas de Cecília Meireles.

Até este ano, o programa destinava as obras literárias apenas para as bibliotecas e para serem usadas em salas de aula. A previsão é que os estudantes recebam os dois livros literários. Esse é o novo formato do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD).

Apesar de importante, a assessora de projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda diz que o mais importante é o aspecto individual da leitura. E que a escolha dos livros deve ser a democrática. Ou seja, os alunos devem ser consultados.

“Sempre falamos da necessidade sobre o processo de gestão democrática dentro da escola. Então, a escolha dos livros didáticos também tem que passar por isso, existe todo um trabalho que é feito e pensado para que as escolas possam ter de fato gestão democrática”, disse. “Se os professores, os diretores, os coordenadores pedagógicos puderem discutir com os estudantes a escolha dos livros de literatura e também os livros didáticos, isso sempre é muito mais frutífero porque uma gestão democrática gera apropriação de cultura, então gera educação e aprendizado”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

“Mais e melhor” – livros de negócios
Educação a distância dá maior salto de crescimento desde 2008

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!