26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Inmetro divulga lista de carros que consomem menos combustível

Este é o primeiro ano em que participa quase a totalidade dos veículos produzidos são do Brasil

O Inmetro divulgou a 9ª edição do ranking dos carros com maior consumo de combustível de 2017. No levantamento, inclui 983 modelos, fabricados por 35 montadoras. Entre os carros de passeio com menos consumo de combustível, estão o Fiat Mobi (micro compacto), Volkswagen up! (sub compacto), Peugeot 208 (compacto) e Toyota Prius (médio).

Este é o primeiro ano do qual participam quase a totalidade dos veículos produzidos no Brasil. Ficaram de fora apenas marcas importadas, como Bentley, e outras que deixaram de produzir no Brasil.

- Continua após a publicidade -

“Estamos na última fase do Inovar Auto, e quem participa do programa automaticamente recebe o selo de eficiência energética”, disse o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, Alexandre Novgorodcev.

Para escapar de penalidades, como multas e o pagamento de 30% de impostos sobre cada veículo produzido neste período, as empresas precisaram aumentar a eficiência de seus carros em 13% nos últimos cinco anos, desde o início do programa.

Para chegar aos resultados, o Inmetro submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, que vão de A a E. Assim como ocorre com outros produtos, como eletrodomésticos, recebem a etiqueta com faixas coloridas A os produtos mais eficientes e a etiqueta E aqueles com maior consumo.

Segundo o Inmetro, um carro compacto na faixa A pode consumir um litro de gasolina a cada 15,8 quilômetros percorridos na cidade, enquanto um veículo da mesma categoria enquadrado na faixa E pode consumir um litro de gasolina a cada 8,3 quilômetros rodados.

Desta forma, as montadoras optaram por incluí-los no programa de etiquetagem do Inmetro de forma voluntária. “As empresas têm interesse em mostrar que o motor a diesel às vezes é mais eficiente do que o motor a gasolina”, destacou o coordenador.

Segundo dado divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ao dirigir 40 quilômetros por dia durante um ano com os veículos de etiqueta A a economia com combustível pode chegar a 2.642 reais em relação aos veículos com etiqueta E. Para fazer o cálculo, foi utilizado o preço médio do combustível de 3,21 reais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA