Liga das Nações estreia nesta quinta-feira (06), em Munique

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, com o troféu da nova Liga das Nações. Foto: Reprodução

Saudade da Copa do Mundo? Um novo campeonato começa nesta quinta-feira (05), às 15h45 (de Brasília), em Munique, na Allianz Arena. Alemanha e França darão o pontapé inicial para a UEFA Nations League, a Liga das Nações

A Liga das Nações foi criada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), entidade máxima do futebol europeu. O novo torneio pretende elevar o nível de disputa entre as seleções, melhorar o público nos estádios e atrair mais interesse em um período em que somente amistosos eram normalmente disputados.

“Os adeptos entendem que a maioria dos jogos particulares não conseguem proporcionar um futebol competitivo e significativo. A relação entre o futebol de clubes e de seleções nacionais precisava de ser reequilibrada e essa foi a ideia por trás da Liga das Nações da UEFA”, explicou Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.

As 55 seleções federadas à UEFA foram incluídas na competição e foram separadas em quatro divisões.

ENTENDA

Dentre as quatro ligas, foram criados quatro grupos, nesses grupos, as equipes jogam entre si em sistema de jogos de ida e volta, que serão disputados entre 6 e 11 de setembro, entre 11 e 16 de outubro, entre os dias 15 e 20 de novembro.

Os campeões dos grupos da Liga A farão semifinais e finais, no que a UEFA nomeou de ‘Final Four’. O pior de cada grupo é ‘rebaixado’ para o grupo equivalente na liga abaixo. E os vencedores dos grupos das ligas inferiores, conseguem o acesso às ligas acima, respectivamente.

QUAIS SÃO OS GRUPOS?

A UEFA definiu por meio de ranking quais seriam as seleções que iram compor cada liga. Para dividir os grupos, a entidade organizou um sorteio para determinar quais seriam os confrontos da primeira edição.

LIGA A: 

Grupo 1: Alemanha, França, Holanda
Grupo 2: Bélgica, Suíça, Islândia
Grupo 3: Portugal, Itália, Polônia
Grupo 4: Espanha, Inglaterra, Croácia

LIGA B:

Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia, República Checa
Grupo 2: Rússia, Suécia, Turquia
Grupo 3: Áustria, Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte
Grupo 4: País de Gales, Irlanda, Dinamarca

LIGA C:

Grupo 1: Escócia, Albânia, Israel
Grupo 2: Hungria, Grécia, Finlândia, Estônia
Grupo 3: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre
Grupo 4: Romênia, Sérvia, Montenegro, Lituânia

LIGA D:

Grupo 1: Geórgia, Letônia, Cazaquistão, Andorra
Grupo 2: Belarus, Luxemburgo, Moldávia, San Marino
Grupo 3: Azerbaijão, Ilhas Faroe, Malta, Kosovo
Grupo 4: Macedônia, Armênia, Liechtenstein, Gibraltar

ELIMINATÓRIAS PARA A EUROCOPA

De acordo com a UEFA, a qualificação para a maior competição do velho continente será, de certa forma, simplificada. As eliminatórias contarão com dez grupos, nos quais os dois melhores de cada serão classificados automaticamente para a Euro.

As quatro vagas restantes serão disputadas por meio de playoffs com os vencedores das divisões de cada grupo. Ou seja, cada liga da Nations League terá um time classificado para a Euro. Entretanto, como já de se imaginar, várias seleções já estarão qualificadas pela própria fase de grupos.

Ou seja, as vagas para os playoffs serão dadas para os países melhores ranqueados, da mesma divisão, que não conseguiram a classificação. Caso todas as seleções de uma liga já estejam classificadas, as vagas acabam indo para sucessivas divisões abaixo.

*Com informações do portal Terra.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!