Nova licença para instalar porto da Imetame em Aracruz

Licença de instalação para o porto da Imetame
Foto: Foto Leonardo Duarte/Secom-ES

Na fase de implantação, a expectativa é que sejam gerados 350 empregos diretos. Já durante a operação, a previsão é de gerar 640 empregos diretos

Liberada a implantação do novo porto de Imetame, em Aracruz. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos assinou a nova licença de instalação nesta quarta-feira (19). O empreendimento conta com apoio do programa de incentivo ao desenvolvimento Invest-ES.

O investimento inicial é de aproximadamente R$ 590 milhões. Na fase de implantação serão gerados 350 empregos diretos com pico de 650. Já durante a operação, a previsão é de sejam gerados 640 empregos diretos, com pico de 1.100.

O governador Paulo Hartung destacou a importância nacional do novo porto e o empenho da bancada federal para liberar o projeto. “Destravamos a possibilidade de investimentos para região com impactos diretos no Espírito Santo e Brasil”. Segundo ele, o Governo do Estado atua na construção de políticas públicas para auxiliar a região na produção de energia. “Temos motivos para celebrar. Quero agradecer a todos que atuaram. Espero ver esse porto de pé e o Espírito Santo brilhando no cenário nacional”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, reitera a importância do empreendimento. “A Imetame é um grupo capixaba, um orgulho para o Espírito Santo e com esse novo projeto abarca uma nova área de atuação, contribuindo muito para a logística capixaba”

Administrador da Imetame, Etore Selvatici Cavallieri enfatizou a qualidade do projeto e outros investimentos. “Vamos ter um Porto no nível dos melhores do país. E ainda estamos iniciando outro empreendimento, um centro social para atendimento de crianças e idosos na região do Imetame”. Ainda segundo o administrador, o viveiro já tem mais de 100 mil mudas plantadas.

Porto

O porto da Imetame consolidará Aracruz como um polo portuário capixaba. O local prestará serviços logísticos que envolvem off-shore, carga geral, container e granéis sólido, líquido e gasoso.

A construção do porto da Imetame e a ampliação do Portocel foram possíveis graças à mudança na poligonal feita pelo Governo Federal, em 2015. O que permitirá atrair novos investimentos para o Espírito Santo.

Entre as mudanças feitas no projeto original estão a utilização de parte da área Oeste da ES-010, o que aumentou o empreendimento em tamanho de área. Também houve a redução da área construída em mar, o que amplia a área de movimentação de navios. A matriz de carga, que anteriormente era offshore e carga geral, passou a incluir containers, granéis sólido, líquido e gasoso. Mudança essa que amplia oportunidades ao empreendimento.

Porto Imetame Aracruz

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!