28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Liberada a escalada na Pedra Azul

Com vocação para os esportes de aventura, o Parque Estadual da Pedra Azul volta a oferecer as escaladas

* Por Ivy Coutinho – Conteúdo da Revista SAMP – Produzida pela Línea Publicações (Next Editorial)

- Continua após a publicidade -

Após 15 anos e muita negociação, a escalada na Pedra Azul está liberada novamente! A autorização, dada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e publicada no Diário Oficial no dia 17 de agosto de 2015, permite o esporte e o turismo de aventura pelas vias “Normal” e “Mulambo”. A via do “Lagarto” ainda não recebeu sinal verde, pois depende de estudos complementares.

Presente da mãe natureza, o Parque Estadual da Pedra Azul reúne cachoeiras, piscinas naturais, flores, plantas, árvores floreiras, rica fauna e a famosa Pedra do Lagarto. Criado em 1991 a fim de proteger todo esse conjunto de valores culturais e administrado pelo Iema, o complexo fica localizado na Rota do Lagarto, uma pequena estrada bucólica, com grandes alamedas e tapetes verdes, que tem início no km 89 da BR-262, em frente à Casa do Turista e à Associação Turística de Pedra Azul (ATPA). Com 8,5 km de extensão, é o caminho natural para chegar à entrada do Parque.

Nessa região encontram-se a sede administrativa e o Centro de Apoio aos Visitantes (800 metros para dentro do Parque), de onde saem as trilhas. Lá, é possível escolher entre duas: uma de nível fácil (com 945m) e outra de nível médio/difícil (com 1.245m).

Também há as cavalgadas ecológicas, cujo caminho é marcado por belas áreas, passando pelo mirante do Lagarto, que fica a 1.200m de altitude em relação ao nível do mar, aos pés da Pedra Azul. De lá avistam-se as montanhas que compõem o Parque Estadual do Forno Grande, e em dias de céu limpo, também as do Parque Nacional do Caparaó. Florestas nativas e plantadas e piscinas naturais, além de café orgânico, são outros pontos fortes desse passeio a cavalo, cuja tempo médio é de uma hora e 40 minutos.

Atualmente foi lançada a cavalgada infantil, permitida para crianças com idades entre 2 e 12 anos. A duração é de aproximadamente cinco minutos, totalizando três voltas na pista, guiadas por monitores.

Pedra Azul e entorno têm vocação natural para esportes, em especial aos de aventura, como rapel, escaladas, alpinismo, parapente, bike, motociclismo, canoagem e golfe.

A cidade
Tendo como principal símbolo e cartão-postal a grande formação de granito e gnaisse de 1.822m de altitude que ganha coloração azul esverdeada conforme a incidência da luz do sol, a localidade de Pedra Azul, que faz parte do município de Domingos Martins, tem se mostrado preparada para receber visitantes nacionais e internacionais, tamanha a organização de sua estrutura turística.

De acordo com a ATPA, o lugar e seu entorno possuem gastronomia de alto padrão, com especialidade nas cozinhas italiana, portuguesa, alemã e francesa, além de preparações orgânicas e regionais. São massas italianas, carnes exóticas, pães, chocolates, cafés, morangos, fondue e peixes com o sabor e o aroma característicos da área.

Uma série de roteiros é oferecida. Por isso, quem quer conhecê-los deve dispor de tempo. Como só existem visitas guiadas no Parque, é recomendável sempre agendar o passeio com pelo menos 24 horas de antecedência. No site www.pedraazul.com.br ou pelo telefone (27) 3248-0035, é possível encontrar dicas de roteiros.

 

Matéria concedida para a Revista SAMP, com produção editorial Línea Publicações (Next Editorial)
©Copyright Findes/Línea -2016

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA