Novo laboratório forense digital para Sefaz fiscalizar irregularidades

Sefaz
Foto: Romero Mendonça

O sistema serve para rastrear os ilícitos tributários em computadores, em dispositivos móveis ou em nuvem de dados.

Um moderno laboratório de perícia forense digital vai reforçar o trabalho de combate à sonegação fiscal. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai contar com a estrutura que é composta por equipamentos, hardwares e softwares capazes de detectar irregularidades tributárias eletrônicas.

O sistema serve para rastrear os ilícitos tributários em computadores, em dispositivos móveis ou em nuvem de dados. A partir deles, as equipes podem produzir provas juridicamente válidas.

Segundo a Sefaz, a aquisição do laboratório contou com um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram destinados cerca de R$ 1,5 milhão para a aquisição dos equipamentos, montagem da estrutura e treinamento dos auditores fiscais.

Sefaz
Foto: Divulgação/Sefaz

Agora, a equipe da Secretaria vai contar com softwares para copiar HDs inteiros em poucos minutos e para decodificar senhas. Segundo o gerente de Fiscalização da Sefaz, Bruno Aguilar Soares, o laboratório forense digital é muito importante devido à segurança jurídica que ele traz para as operações. “O laboratório vai trazer mais agilidade e assertividade às fiscalizações que envolvem ilícitos tributários que se utilizam da sofisticação eletrônica. Mas, principalmente, vai assegurar que os arquivos encontrados não foram violados, certificando a veracidade das provas”, ressalta.

 

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!