23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Kia Sportage: novo design para o SUV urbano

Kia Sportage: novo design para o SUV urbanoAcirrando a briga entre os utilitários esportivos, a Kia lança a terceira geração do Sportage, com visual completamente remodelado. As linhas mais arrojadas, o design ousado e os traços que definem o caráter esportivo do SUV tornam o novo modelo inconfundível. A nova versão está maior, mais larga e mais baixa do que a anterior, com grades acentuadas e linhas aerodinâmicas.

O novo Sportage chega ao consumidor em quatro versões diferentes: as versões básicas, LX mecânica e LX automática, e as versões completas, EX automática (com tração 4×2 ou 4×4) e EX automática com tração 4×2 acrescida de teto solar duplo panorâmico e câmera de ré com visor em LCD no retrovisor interno.

- Continua após a publicidade -

Mesmo básica, a versão LX apresenta um pacote recheado de itens. Já as versões EX vêm com adicionais de conforto e segurança. Todas elas, entretanto, possuem as mesmas características externas e internas, como espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, setas, faróis de dupla parábola e faróis de neblina com lentes de policarbonato, parachoques e espelhos na cor do veículo e vidros verdes com parabrisa laminado.

Alguns itens de design estão presentes apenas na versão EX, como espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, grade dianteira, maçanetas das portas e tampa traseira com detalhes cromados e rodas de liga leve aro 18″. As rodas do LX, também de liga leve, são de aro 16″.

O Kia Sportage traz ainda um amplo pacote de itens de segurança em todas as suas versões. Entre eles, estão as barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada, desembaçador de vidro traseiro e limpador temporizados, direção hidráulica progressiva e freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistemas ABS e EBD, que auxiliam na frenagem e distribuição do peso.

A versão LX possui dois airbags frontais, para motorista e passageiro, enquanto a versão EX possui um total de dez airbags, frontais, laterais e de cortina. Além dos sistemas ABS e EBD, a Sportage EX conta com o sistema ESP, que auxilia no controle da estabilidade. Já a versão EX 4×4 é full-time, com distribuição automática de torque para o eixo traseiro.

O modelo traz ainda, em todas as versões, suspensão independente nas quatro rodas, com dianteira montada em subchassis e traseira mult-link. Os freios de estacionamento têm acionamento por pedal, e os faróis possuem sistema de acendimento automático sensível à luminosidade. O modelo LX possui chave do tipo canivete com função de abertura e travamento das portas e do porta-malas, enquanto o modelo EX vem com sistema smart key, com botão de partida, abertura das portas e acionamento do alarme por sensor de presença.

O ar-condicionado é manual na versão LX. Já na EX, é digital, com controle independente frontal do tipo dual zone. O vidro elétrico do motorista acompanha a função one touch down and up, com antiesmagamento. O sistema de som é completo em todas as versões, com rádio CD/mp3, com controles no volante, entrada auxiliar, entrada USB e extensão para iPod.

Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis para ampliação do portamalas, ampliando a capacidade de 740 para 1.547 litros. Na versão EX, o banco do motorista possui ajuste elétrico com oito opções de variação. Além disso, nessa versão os bancos são revestidos em couro, assim como volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas. Outra facilidade encontrada na versão EX é o piloto automático, com controle no volante. As cinco versões são equipadas com computador de bordo.

O novo Sportage traz ainda uma série de itens de conforto para os cinco ocupantes, como porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, console central com descansa-braço e porta-objetos, porta-óculos e luzes de leitura, luzes no porta-malas e duas tomadas auxiliares no console dianteiro, com 12V cada. Para maior comodidade, dois porta-copos e quatro porta-garrafas estão disponibilizados no interior do esportivo, bem como o encosto de cabeça com ajuste de altura para todos os passageiros.

A diferença entre as cinco versões não está apenas no pacote de adicionais. O preço varia bastante entre a versão mais básica e a versão completa. A Sportage LX mecânica custa R$ 86.000, enquanto a LX automática não sai por menos de R$ 88.600. Entre as versões EX, a automática 4×2 custa R$ 98.000; já a automática 4×4 requer investimento de R$ 104.900 e a EX automática 4×2, com teto solar duplo panorâmico, fica por R$ 107.000.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA