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quinta-feira, 28 março, 2024

Inscrições abertas para vaga de delegado

Polícia Civil pretende preencher 33 postos. Inscrições seguem até abril

As inscrições para o preenchimento das 33 vagas para o cargo de delegado de polícia começaram nesta sexta-feira (22) e vão até o dia 24 de abril. O subsídio inicial é de R$ 10.058,56 com dedicação exclusiva e carga horária de 40 horas semanais. Pela primeira vez o concurso terá uma prova oral entre suas etapas. A prova objetiva está marcada para o dia 14 de julho.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, ressaltou que esse concurso é de extrema importância para a instituição. A seleção recompõe parte do efetivo e possibilita reforço no atendimento nos plantões e no interior do Estado. “Os futuros delegados assumirão um cargo que demanda grande responsabilidade, eles serão os responsáveis por dirigir e coordenar as atividades de nossa Instituição”, afirmou.

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Concurso

A banca organizadora escolhida para realizar o concurso foi o Instituto Acesso. A taxa de inscrição é de R$ 138. Haverá isenção da taxa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aquele que é isento de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física ou ainda se for doador de medula óssea. A isenção deverá ser solicitada somente por internet até o dia 10 de abril.

O certame terá sete etapas. A primeira será a prova objetiva, a segunda é composta pela prova discursiva e na terceira serão realizados os exames de aptidão física, sanidade física e metal e o psicotécnico. A prova oral será realizada na quarta etapa.

Na fase seguinte acontece a avaliação de títulos e a comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial. Na penúltima etapa, será feita a sindicância de vida pregressa. Por fim, o curso de formação compõe a sétima etapa, quando o candidato passará a receber o auxílio financeiro de R$ 5.029,28. Cinco por cento das vagas serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência.

Requisitos do concurso

O candidato deverá apresentar comprovação de curso superior de Bacharel em Direito, comprovar três anos de prática forense após a conclusão do curso de Direito ou três anos de atividade policial em qualquer instituição de segurança pública prevista no art° 144 da Constituição Federal.

“Buscamos indivíduos capazes de assumir responsabilidades e liderar equipes. O candidato deve estar consciente de que a função do policial é servir a sociedade. E é muito importante que ele não se esqueça da preparação para a prova oral, uma novidade, e para a prova física”, ressaltou o delegado geral.

Os demais requisitos para o cargo estão no edital do concurso e na Lei Complementar nº 844/2016.

*Da redação com informações Polícia Civil

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