Indicadores mostram aquecimento do comércio no Dia das Crianças

Compras no Dia das Crianças
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Até agora, foi a data comemorativa com aumento mais significativo do ano, segundo o índice do SPC e da Câmara de Dirigentes Lojistas.

A retomada da economia pode ser o motivo do crescimento das vendas para o Dia das Crianças deste ano. Dois importantes indicadores mostram que houve aumento no comércio em comparação com o mesmo período de 2016.

Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram aumento do consumo. As consultas para vendas a prazo entre 5 e 11 de outubro aumentaram 3% na comparação com 2016. Este é o primeiro ano de crescimento após três anos de retração.

Em 2017, foi a data comemorativa em que mais houve aumento. O Dia das Mães e o Dia dos Namorados registraram queda de 5,50% e 9,61%, respectivamente, nas consultas. No ano passado as vendas no Dia das Crianças haviam registrado uma variação negativa de 9,02%.

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, os presentes mais procurados seriam os bonecos e bonecas (31%) e roupas e calçados (22%).

Aumento nas vendas

As informações da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) também mostram crescimento no comércio este ano. As vendas para o Dia das Crianças aumentaram 2,7% em relação a 2016. O indicador subiu após dois anos de queda.

Em comparação com as demais datas comemorativas do ano, o Dia das Crianças também volta a demonstrar maior otimismo do consumidor em suas compras, uma vez que no Dia dos Pais houve queda de 0,5% das vendas varejistas deste ano na comparação com 2016, diferentemente das demais datas comemorativas deste ano, que já vinham apresentando crescimento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome