Incaper inaugura novo laboratório para avaliar cafés capixabas

Incaper inaugura novo Laboratório de Pós-Colheita para avaliação de qualidade dos cafés capixabas
Foto: Luiza Medina/Seag

A estrutura está localizada na fazenda de Venda Nova e é considerado um marco para a cafeicultura do Estado

A Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante agora conta com a nova estrutura do Laboratório de Pós-Colheita para Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas. A inauguração do espaço foi realizada no último sábado (30). Este é um investimento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Com a inauguração, os estudos e experimentos científicos em cafeicultura desenvolvidos pelo Incaper já podem contar com mais qualidade e infraestrutura.

A estrutura do laboratório foi completamente reformada, por meio de um convênio entre o Incaper, o Consórcio de Pesquisa Café e a Embrapa Café. No local, foram feitas análises de pós-colheita tanto de café conilon quanto de café arábica. Além disso, foram avaliados aspectos como classificação e degustação, processamento, secagem, e beneficiamento do café.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, destacou a importância da nova estrutura. “Como secretário da Agricultura e técnico, sei da importância deste laboratório para o pesquisador, pois é aqui que terá infraestrutura e assistência técnica para alcançar qualidades a nível mundial”, comentou.

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, a inauguração é um marco para a agricultura do Espírito Santo. “Juntamos esforços e muita paixão para estarmos aqui. Os experimentos científicos com os cafés agora podem contar com um reforço a mais no quesito qualidade”, declarou.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!