Com 460 anos de história, Convento da Penha recebe nova iluminação

Foto: Renato Cabrini

São cem novos pontos de luz na estrada principal de acesso ao convento, no campinho e no exterior do santuário

O Convento da Penha, maior cartão-postal de Vila Velha e do Estado do Espírito Santo, recebeu uma iluminação monumental nessa quinta-feira (27). O evento de inauguração foi realizado às 19h, no Parque da Prainha.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Vila Velha Max Filho, do governador do Estado, Paulo Hartung, do ex-governador Max Mauro, secretários municipais, autoridades religiosas, diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES), do Instituto Modus Vivendi, vereadores e membros da sociedade.

O governador Paulo Hartung e demais autoridades participaram do evento. – Foto: Renato Cabrini

O investimento da iluminação monumental do Convento da Penha é de R$ 2,4 milhões e realizado com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Turismo (Semdec). A obra é considerada um marco na história do santuário, cuja construção teve início na segunda metade do século XVI (1558).

O prefeito Max Filho falou sobre a importância e os benefícios da nova iluminação.  “O município está assumindo integralmente a conta de luz que vai ser muito mais barata com a tecnologia empregada, aliviando os cofres do governo do estado”, frisou.

A subsecretária de Turismo, Neymara Carvalho, também destacou da entrega do projeto no Dia Mundial do Turismo. “Nosso mais procurado atrativo turístico, expressão da fé católica em terras capixabas recebe sua nova iluminação com uma tecnologia que deixa ainda mais belo o patrimônio”, pontuou.

Para o guardião do Convento, Frei Paulo Roberto, a iluminação vai ajudar muito aos membros da paróquia e aos fieis que por lá estiverem. “Um santuário de fé e esperança agora está ainda mais belo e seguro para acolher os devotos e visitantes. Com a nova iluminação, poderemos estender o horário de visitação e ter missa à noite”, acrescentou.

O guardião do santuário, Frei Paulo Roberto, falou sobre a importância da iluminação. – Foto: Renato Cabrini
Economia

A partir de agora, o Convento passa a contar com, aproximadamente, cem novos pontos de luz na estrada principal de acesso ao convento, no campinho e no exterior do santuário. A tecnologia adotada foi a de LED que será bem mais eficiente que a anterior e favorecerá a visitação noturna do monumento.

O novo sistema em LED visa a proporcionar uma economia de aproximadamente 50% no consumo de energia elétrica do convento, trazendo mais modernidade e beleza para o principal monumento histórico, religioso e turístico do Espírito Santo e um dos mais importantes do Brasil.

Contratado por meio de licitação, o Instituto Modus Vivendi criou o projeto da nova iluminação tendo por meta a oferta de maior sustentabilidade, segurança, conforto, preservação e valorização de todo o monumento, o que inclui a estrada de acesso e o campinho.

A representante do Iphan-ES, Eliza Tavieira, afirmou que “no projeto, foram priorizadas iniciativas que conferem qualidade, beleza, sustentabilidade, segurança e conforto para todos que visitam esse importante ponto turístico nacional”.

Convento da Penha

O Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou em 1558, na Prainha. O monumento foi construído a 154 metros de altitude em um monte coberto pela Mata Atlântica e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943.

Foto: Reprodução

O santuário contempla a trajetória histórica e evangelizadora dos religiosos e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espirito Santo, que ultrapassa as barreiras do Estado. Milhares de romeiros e devotos chegam ao santuário para visitá-lo todos os anos.

Anualmente, o convento recebe 3 milhões de visitantes e abrange uma área de mais de 632 mil m2. O seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé, de devoção e coragem. Ele é considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo e o mais antigo convento mariano do Brasil.

Confira a galeria de fotos do evento de entrega da nova iluminação do Convento da Penha:

Inauguração da nova iluminação do Convento da Penha

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!