Ifes recebe maior concurso de cafés especiais do mundo

cafés
Foto: Divulgação

Segunda fase do “Cup of Excellence 2017” acontece no campus de Venda Nova do Imigrante. Competição irá premiar os melhores cafés do país

O Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebe até este próximo domingo (22), a segunda fase brasileira do concurso internacional de cafés “Cup of Excellence 2017”.

A competição, considerada a principal do mundo neste tipo de segmento, reúne produtores nacionais de café arábica que irão participar de rigorosas rodadas de análise sensorial. A avaliação fica por conta de um júri com reconhecimento internacional, proveniente da Europa e de países como Estados Unidos, Japão, Canadá, Austrália, Brasil, Guatemala e Nicarágua.

Realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o concurso é divido em três etapas ao longo do ano. As duas primeiras contemplam degustações e premiações dos melhores cafés, enquanto que a última promove um leilão dos escolhidos.

Café conilon

Aproveitando a presença de equipes técnicas, patrocinadores e imprensa especializada, o campus Venda Nova do Imigrante também sediará o 1º Cupping Promocional do Café Conilon, nos dias 23 e 24 de outubro.

O evento, que conta com o apoio do Sicoob-ES, selecionou 24 amostras das regiões Sul, Norte e Centro-Serrana do Estado, que irão passar por uma análise ao longo do primeiro dia. As amostras serão classificadas por ordem de qualidade e os melhores cafés receberão certificados. Já no segundo dia, os jurados farão visitas a fazendas produtoras de café em Colatina, São Domingos do Norte e Santa Teresa.

“Esses eventos motivam os produtores para que melhorem os padrões de produção. Eles têm a possibilidade de vislumbrar o mercado internacional e também de serem vistos”, destacou Aldemar Polonini Moreli, professor do Ifes e representante da comissão organizadora.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome