Identidade digital é testada por servidores federais e será lançada em julho

Novo Documento de Identidade Nacional

Quem trabalha no TSE e no Ministério do Planejamento já pode baixar o aplicativo do Documento Nacional de Identidade (DNI), que reúne também CPF e título de eleitor.

O novo documento de identidade digital deve estar acessível aos brasileiros a partir de julho. Por enquanto, alguns servidores federais farão parte do projeto piloto. Eles vão usar o aplicativo do Documento Nacional de Identidade (DNI) em tablets ou smartphones, que reúne também diferentes registros civis, como CPF e título de eleitor.

O lançamento do piloto foi realizado nesta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto. Estiveram presentes o presidente Michel Temer e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes.

Nessa fase de teste, servidores do TSE e do Ministério do Planejamento já podem fazer o download do aplicativo. O documento usa as bases de dados de biometria do TSE, do governo federal e do Poder Judiciário. Para baixar o aplicativo e ter acesso digital ao documento será preciso ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

O DNI é resultado do projeto de Identificação Civil Nacional, que tem o objetivo de possibilitar a emissão de um documento único do cidadão brasileiro, válido no território nacional, bem como a autenticação biométrica do cidadão em todos os órgãos e entidades governamentais e privados. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República em maio de 2017.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!