IBGE: taxa de desemprego é de 12,4% em setembro, a menor de 2017

Taxa de desemprego
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O valor caiu em relação ao trimestre anterior e o país conta com 13 milhões de desempregados atualmente.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,4% no trimestre de julho a setembro de 2017. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O IBGE divulgou os dados nesta terça-feira (31).

O valor é 0,6 ponto percentual a menos do que os dados referentes ao trimestre anterior, de abril a junho. De acordo com o que foi divulgado pela Agência Brasil, o país conta com 13 milhões de pessoas que estão desocupadas atualmente. Porém, esta é a menor taxa deste ano.

Tabela Pnad Contínua - Desocupação

Este é o índice mais baixo de desemprego do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso é resultado do aumento do número de trabalhadores informais. O estudo mostra que 91,3 milhões de pessoas estavam ocupadas em setembro. Dessas, 22,9 milhões trabalhavam por conta própria.

Houve crescimento de 1,8% na comparação com o trimestre anterior. Além disso, 10,9 milhões eram empregadas do setor privado sem carteira de trabalho assinada. A pesquisa aponta que mais 1,1 milhão de pessoas ingressaram no mercado de trabalho.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome