IBGE: taxa de desemprego é de 12,4% em setembro, a menor de 2017

Taxa de desemprego
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O valor caiu em relação ao trimestre anterior e o país conta com 13 milhões de desempregados atualmente.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,4% no trimestre de julho a setembro de 2017. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O IBGE divulgou os dados nesta terça-feira (31).

O valor é 0,6 ponto percentual a menos do que os dados referentes ao trimestre anterior, de abril a junho. De acordo com o que foi divulgado pela Agência Brasil, o país conta com 13 milhões de pessoas que estão desocupadas atualmente. Porém, esta é a menor taxa deste ano.

Tabela Pnad Contínua - Desocupação

Este é o índice mais baixo de desemprego do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso é resultado do aumento do número de trabalhadores informais. O estudo mostra que 91,3 milhões de pessoas estavam ocupadas em setembro. Dessas, 22,9 milhões trabalhavam por conta própria.

Houve crescimento de 1,8% na comparação com o trimestre anterior. Além disso, 10,9 milhões eram empregadas do setor privado sem carteira de trabalho assinada. A pesquisa aponta que mais 1,1 milhão de pessoas ingressaram no mercado de trabalho.

 

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome