Ibatiba: 37 anos de economia forte e representatividade cultural

Foto: Reprodução

Conhecido como a “capital capixaba dos Tropeiros”, o município foi emancipado em 1981, tornando-se um dos maiores produtores de café

Localizada a 171 quilômetros da capital Vitória, Ibatiba está a caminho da região do Caparaó capixaba, fazendo fronteira com Lajinha, Mutum, ambas cidades em Minas Gerais, e Irupi, Iúna, Brejetuba, Muniz Freire, no Estado.

Conhecida como a “capital capixaba dos Tropeiros”, abriga em sua cultura muito desse povo, como a comida típica, a tradição e um museu, que infelizmente encontra-se interditado para restruturação do patrimônio. A expectativa é que a obra dure cerca de 4 meses.

Do vocábulo tupi que significa, o nome do município significa pomar, considerando que a palavra tyba tem sinônimo de sítio onde há muita abundância de alguma coisa. E, de fato, há abundância nessa região, pois é considerada uma das que mais investe em agricultura, tendo o café como principal produto.

A história de Ibatiba começou na segunda metade do século XIX, quando agricultores mineiros e cariocas migraram para a região do Rio Pardo e lá se estabeleceram com suas famílias e também alguns escravos.

Surgiram assim, as primeiras propriedades rurais da região. No final do século XIX uma doação de terras feitas pelo Sr. Manoel da Silveira à Igreja Nossa Senhora do Rosário, deu origem ao povoado que passou a se chamar Vila do Rosário pertencendo ao município de Rio Pardo, hoje Iúna.

Vista parcial do município a partir da BR-262. – Foto: Reprodução

Com a criação de um movimento pró-emancipação na década de 1970, a população de Ibatiba conseguiu a emancipação em 07 de novembro de 1981, garantida pela Lei nº 3.430, que criou o município de Ibatiba, desmembrado do de Iúna. Sua instalação se deu em 31 de janeiro de 1983.

De acordo com o prefeito Luciano Pingo, a data é histórica e tem muita representatividade para os munícipes. “Tenho orgulho de administrar a Capital Capixaba dos Tropeiros representa vitórias, superações e sonhos de um povo trabalhador e hospitaleiro, enfim, são 37 anos de lutas”, destacou.

Agricultura

Os melhores cafés estão em Ibatiba. Constantemente a prefeitura do município promove ações que incentivem a agricultura familiar e o cultivo do produto, tanto que neste ano houve uma ampliação das compras, com diversificação de itens, aumento do investimento e crescimento da adesão de agricultores.

Segundo o prefeito Luciano Pingo, essa mudança tem sido possível por meio de um trabalho do município, realizado junto aos produtores, em parceria com o Sebrae, baseado no mapeamento da demanda e da oferta, na identificação de oportunidades e na realização de capacitações que visam ampliar a capacidade do agricultor familiar para atender às demandas das compras públicas.

Desfile Cívico e festividades

O desfile tradicional que marcará o aniversário do município será realizado nesta quarta-feira (07), a partir das 15 horas, com saída na escola municipal David Gomes, localizada no centro da cidade.

O tema deste ano será “Brasil: País de muitos povos e culturas”, que trará a diversidade cultural para as ruas. O desfile cívico será encerrado na praça principal do município.

Além disso, as festividades começaram nessa terça-feira (06), com uma sessão solene na Câmara Municipal, na qual houve a entrega dos títulos de “cidadãos ibatibenses”. A programação se estende até o domingo (11), com apresentações musicais, sarau, comidas típicas, e muito mais.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!