I Seminário de Manutenção terá como tema sistema de produção cyber-físico

Foto: Divulgação / Sindifer-ES

O evento é de iniciativa e organização do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer-ES)

Em um cenário mais competitivo a cada ano e que, consequentemente, demanda gestões cada vez mais estratégicas, a tomada de decisões está diretamente ligada ao acompanhamento de custos produtivos frente à rentabilidade, à performance da produção, à utilização e à otimização de recursos tecnológicos e gestão de pessoas.

Nesse desafio diário, a manutenção industrial de máquinas e equipamentos será amplamente debatida no I Seminário de Manutenção, que será realizado no dia 26 de setembro, no auditório do Sindifer-ES, em Santa Luiza, Vitória.

No Espírito Santo, existem empresas que prestam serviço de manutenção em diferentes regiões do Brasil e até em outros países. Um desses exemplos é a Imetame Metalmecânica, localizada em Aracruz, especializada em serviços de fabricação, montagem e manutenção e mecânica industrial.

Mas, com a chegada da indústria 4.0, ou revolução industrial, as empresas precisão se adequar. Esse novo conceito foi proposto recentemente e engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

As empresas inteligentes utilizam conjuntos de tecnologias que, integrados, se beneficiam da redução de barreiras ou limites entre os mundos virtual e físico, o que permite que máquinas e pessoas trabalhem colaborativamente. Essas instituições utilizam sistema de produção cyber-físico que une o mundo real e o virtual.

“Estamos saindo da era industrial para a era da indústria 4.0, uma tendência mundial que já molda o futuro de muitos empreendedores. Com as fábricas inteligentes, várias mudanças irão ocorrer na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado”, explicou Daives Alvarenga, vice-presidente do Sindifer.

A programação do evento inclui palestras voltadas para diferentes tópicos e também exposição de empresas de manutenção nos ramos de elétrica, mecânica e automação. Todos os profissionais das áreas de segurança, produção, manutenção, planejamento, assistência técnica e engenharia podem participar do seminário.

Daives destaca a importância do Sindifer preparar suas empresas associadas para atender à demanda da indústria 4.0. “O seminário será excelente oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos e se qualificar para entrar na área de operação de equipamentos com tecnologias avançadas. Queremos que o Espírito Santo saia na frente, com bons resultados de forma inovadora. Por isso precisamos preparar a mão de obra para atender esse novo mercado. Daqui a alguns anos isso será natural, assim como a tecnologia de hoje”, observou.

Diante do desafio de fazer com que as organizações entendam o novo conceito da indústria 4.0 e saibam como agir nesse novo cenário, o diretor do Sindicato acrescentou a importância do debate contínuo. “Por isso é tão necessário termos um comitê, no qual as empresas troquem informações e, dessa forma, possam progredir e melhorar o serviço prestado.”

I Seminário de Manutenção
Dia: 26 de setembro
Hora: 8h30 às 17h
Local: Sindifer-ES
Endereço: Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 180, Santa Luiza, Vitória/ES
Informações: (27) 3225-8457
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!