Hospital de Linhares será de domínio estadual

O secretário de Saúde Ricardo de Oliveira em evento da Rede Cuidar

A unidade passará a fazer parte da Rede Cuidar, que regionaliza o atendimento médico no Espírito Santo

O Hospital Geral de Linhares passará a ser do Estado do Espírito Santo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) em reunião no Palácio Anchieta. Atualmente, a gestão é feita pela prefeitura do município. Com a estadualização, o Governo do Estado fará investimentos de melhoria e ampliação e integrará a unidade à Rede Cuidar, responsável pela regionalização do atendimento à saúde dos cidadãos capixabas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explica que o trâmite burocrático para mudança deve ter duração máxima de seis meses após aprovação da Câmara Municipal de Linhares. Ultrapassada essa etapa, o hospital entrará em reforma para passar dos atuais 90 leitos para 152; duplicar a quantidade de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) de 5 para 10; além de criar mais 10 leitos de cuidados semi-intensivos.

“Uma das grandes razões de assumirmos o hospital é para integrá-lo à Rede Cuidar. Regionalizar o atendimento é vital para desafogar os hospitais da Grande Vitória e levar mais qualidade de vida para o paciente de reside no interior”, explica o Oliveira.

Rede Cuidar

Já em funcionamento nos municípios de Nova Venécia, de Santa Teresa e de Guçuí, a Rede Cuidar terá a última unidade inaugurada em Linhares até o fim do ano. Segundo informações do Governo, para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com o funcionamento pleno da Rede, a estimativa é que um milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!