24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Hospital de Linhares será de domínio estadual

A unidade passará a fazer parte da Rede Cuidar, que regionaliza o atendimento médico no Espírito Santo

O Hospital Geral de Linhares passará a ser do Estado do Espírito Santo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) em reunião no Palácio Anchieta. Atualmente, a gestão é feita pela prefeitura do município. Com a estadualização, o Governo do Estado fará investimentos de melhoria e ampliação e integrará a unidade à Rede Cuidar, responsável pela regionalização do atendimento à saúde dos cidadãos capixabas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explica que o trâmite burocrático para mudança deve ter duração máxima de seis meses após aprovação da Câmara Municipal de Linhares. Ultrapassada essa etapa, o hospital entrará em reforma para passar dos atuais 90 leitos para 152; duplicar a quantidade de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) de 5 para 10; além de criar mais 10 leitos de cuidados semi-intensivos.

- Continua após a publicidade -

“Uma das grandes razões de assumirmos o hospital é para integrá-lo à Rede Cuidar. Regionalizar o atendimento é vital para desafogar os hospitais da Grande Vitória e levar mais qualidade de vida para o paciente de reside no interior”, explica o Oliveira.

Rede Cuidar

Já em funcionamento nos municípios de Nova Venécia, de Santa Teresa e de Guçuí, a Rede Cuidar terá a última unidade inaugurada em Linhares até o fim do ano. Segundo informações do Governo, para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com o funcionamento pleno da Rede, a estimativa é que um milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA