Hartung recebe capixaba candidato a vaga no Parlamento italiano

Foto: Leonardo Duarte/ Secom-ES

Segundo o empresário, o Parlamento pode ser ocupado por três brasileiros

Nessa quarta-feira (07), o governador Paulo Hartung recebeu o empresário de Santa Teresa e candidato a uma vaga no Parlamento da Itália Thiago Vicente Roldi no Salão Nobre, no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O encontro teve o objetivo de discutir propostas de “estreitamento de laços” entre o Espírito Santo e a Itália.

De acordo com o empresário, a principal proposta está relacionada aos processos de cidadania italiana e aproximação diplomática entre as autoridades italianas e brasileiras, em especial as capixabas.

O candidato defende maior autonomia prática ao Espírito Santo em relação à cidadania italiana e emissão de passaportes. Em 2015, Thiago Roldi já havia anunciado a candidatura a uma vaga na Câmara de Deputados, mas não houve a eleição.

O empresário explicou que o Brasil dispõe de três vagas no Parlamento da Itália que, atualmente, são ocupadas por dois paulistas e uma paranaense. “Segundo pesquisamos, no Espírito Santo e entorno há a maior presença de italianos no Brasil. Estamos trabalhando neste sentido”, comentou o empresário.

Já o governador completou. “É uma oportunidade de avançarmos, ainda mais, na diplomacia e parcerias sobre temas comuns”, afirmando com entusiasmo.

Eleições italianas

Na Itália, os italianos nascidos ou não na Itália, tem direito ao voto, desde que tenham 18 anos completos. Os cidadãos que residirem fora do território italiano e que estiverem inscritos ao Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior (Aire) podem exercer o direito a cidadania, votando e elegendo um representante para a Câmara dos Deputados e para o Senado.

Nos termos da Lei 4592001, conhecida como Lei Tremaglia, e do Regulamento de Execução DPR 1042003, todo cidadão italiano que residir no exterior pode eleger seus representantes.

O número de deputados e senadores eleitos para cada uma das repartições é proporcional à quantidade de italianos residentes. São quatro repartições: Europa e territórios asiáticos da Federação da Rússia e Turquia; América Meridional; América Setentrional e Central; África, Ásia, Oceania e Antártica. São eleitos 18 parlamentares, sendo 12 deputados e seis senadores. Para a América do Sul, são quatro deputados e dois senadores.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!