Há muitas formas de ser feliz

Há muitas formas de ser feliz

Eu não acredito que haja apenas uma forma de ser feliz

Há dois fatores relativamente independentes que dão forma à vida humana. Um deles é o destino, apelido para todas as coisas sobre as quais não temos nenhuma influência; é o que acontece conosco, mas não foi causado por nós. O outro é o caráter, algo muito individual. Você pode trabalhar em cima do seu caráter.

Se quiser, pode mudá-lo; melhorá-lo, boa parte dele está sob seu controle.
A divisão de trabalho entre o destino e o caráter é tal que o destino estabelece a gama de opções que são realistas pra você. Sobre isso, você não tem nenhuma influência. Se você tivesse nascido 20 anos antes, sua gama de opções seria diferente; se tivesse nascido 20 anos depois, novamente seria diferente; se tivesse nascido em um bairro rico, teria uma gama de opções; se tivesse nascido num gueto, seriam opções completamente diferentes.
Mas sempre há gamas de opções proporcionadas pelo destino. Porém as escolhas entre essas opções são feitas pelo caráter. E como os tipos de caráter são muitos e bem diferentes, não é possível dar uma receita para a felicidade.

Hoje existem consultores ganhando muito dinheiro fingindo e comercializando receitas e métodos para se alcançar a felicidade em apenas 10 lições. Cuidado com essas facilidades; elas podem estar enganando você. Cuidado com esses tipos de conselhos.
Muitos filósofos contemporâneos consideram a vida de Sócrates, a personalidade que ele construiu, como a relativamente mais perfeita possível que se pode imaginar. Mas o que isso significa? Significa que o tipo de vida escolhida por Sócrates era considerada a solução perfeita, para Sócrates?

Significa que todos nós devemos imitar Sócrates e tentar ser iguais a ele? Não, pelo contrário, porque Sócrates precisamente considerava que o segredo de sua felicidade estava no fato de que ele próprio, por sua própria vontade, teria criado a forma de vida que viveu.

As pessoas que imitam a forma de vida de outra pessoa, o modelo de felicidade de outra pessoa, não são como essas pessoas. Pelo contrário, são totalmente diferentes, aí os resultados também o serão.

Precisamente porque será sua receita. Para a sua vida dentro do seu contexto.
Bom, você pode traduzir isso em termos simples, dizendo que para cada ser humano há um mundo perfeito, feito especialmente para ele ou para ela.

Assim sendo, é perfeitamente compreensível poder afirmar que: a felicidade está dentro de cada um de nós. A diferença é que alguns potencializam essa força. Já outros a desperdiçam, jamais alcançando as alegrias da vida, quem sabe por estarem muito mais ocupados com a felicidade do outro.

Reflita e potencialize a felicidade que está aí dentro de você, ouça o seu coração e aja com sua mente, baseando-se, é claro, no seu caráter.

Compartilhe