21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Greve geral: Veja os serviços que serão afetados com a paralisação

Várias categorias vão cruzar os braços em virtude da proposta de reforma trabalhista aprovada na Câmara dos Deputados por 296 votos a favor e 177 contrários

Após a aprovação da Reforma Trabalhista, na Câmara de Deputados nesta quinta-feira (27), oito sindicatos decidiram pela paralisação. Várias categorias irão cruzar os braços, a partir das 0h desta sexta-feira (28), para manifestar descontentamento com as novas regras.

O Sindirodoviários foi o primeiro a confirmar a participação no movimento. Apenas 30% da frota dos ônibus da Grande Vitória deverão circular. O sindicato patronal de transporte entrou com um pedido de liminar na Justiça do Trabalho de cancelamento da paralisação. Ainda não há decisão judicial.

- Continua após a publicidade -

Os Shoppings da Grande Vitória garantiram que haverá expediente normal. Mas nas agências bancárias não haverá expediente, retornando apenas na terça-feira (02). A partir do meio dia, trabalhadores que estiverem nos piquetes da Grande Vitória deverão realizar passeatas em direção à sede da Findes, onde haverá um ato às 14h.

Confira as categorias que irão parar:

. Correios: Os trabalhadores dos Correios entraram em greve por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (27), em todo o país, e devem participar dos atos realizados em Vitória.

. Escolas públicas: De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo, não haverá aulas nesta sexta-feira (28).

. Escolas particulares: De acordo com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), o funcionamento das instituições ficará a critério de cada diretor.

. Faculdades: A Multivix cancelou as atividades. Já o Ifes, apenas o campus de Santa Teresa optou por paralisar as atividades.

Sindicatos 

. Sindicomerciários-ES: Manifestou apoio à greve gerale orienta os trabalhadores a participar das manifestações. Porém, não pode garantir se as lojas estarão de portas abertas ou fechadas.

. Portuários: Os portuários de todas as categorias, não somente do SuportES, aderiram a greve geral desta sexta-feira (28).

. Sindisaúde-ES:  Também participará da Assembleia Geral Unificada e do ato público contra as Reformas da Previdência e Trabalhista.

. Sindijudiciário-ES: Convoca todos os servidores para participar do ato contra as reformas da Previdência e trabalhista e convoca todos os servidores.

. Servidores Públicos de Vitória: Manifestações estão previstas para acontecer às 7h, em  frente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

. Servidores Públicos de Vila Velha: O sindicato da categoria vai aderir à greve geral e os servidores não trabalham na sexta-feira (28).

. Aeronautas: Pilotos e comissários de voo de todo País já estão em greve. Nesta quinta-feira (27), pilotos e co-pilotos decidem se também vão aderir à greve geral.

. Metalúrgicos:  Sindimetal-ES vai aderir ao movimento e trabalhadores não irão às empesas nesta sexta-feira. O sindicato orienta ainda que a categoria participe das manifestações.

Não adesão ao movimento

. Fecomércio-ES: A Federação do Comércio do Espírito Santo divulgou um comunicado recomendando aos empresários que mantenham o funcionamento normal dos estabelecimentos.

. Supermercados: A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) disse que os estabelecimentos vão abrir normalmente, mas não explicou como os trabalhadores serão transportados caso os ônibus deixem de circular.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA