Governo inaugura estrada do Caminhos do Campo em Viana

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O trecho de quase 10 quilômetros da estrada rural liga Jucu a Araçatiba e liga Mamoeiro a BR101

Uma nova alternativa de trajeto, mais segura, e que vai melhorar o transporte da produção agrícola e incentivar o agroturismo. Foi inaugurado, no sábado (15), pelo Programa Caminhos do Campo, o trecho de quase 10 quilômetros da estrada rural que liga Jucu a Araçatiba e liga Mamoeiro a BR101. A nova via também dá acesso à Fazenda Pau Lavrado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o investimento foi de R$ 6,9 milhões para a pavimentação dos 9,49 quilômetros da estrada. Com esse novo patrimônio, o escoamento da produção da agricultura local será melhorado e também facilitará o acesso ao distrito de Araçatiba.

O governador Paulo Hartung destaca que a inauguração é resultado de uma organização nas finanças capixabas. “Investimos R$ 7 milhões e, em um momento de crise e queda de arrecadação, só faz isso quem está com as contas organizadas. O Espírito Santo hoje é o Estado melhor  posicionado para receber as oportunidades que surgirão após essa crise socioeconômica”, destacou.

Já o secretário Octaciano Neto ressaltou a importância da inauguração. “Viana é um município com diversas oportunidades que estão sendo promovidas pelo conjunto robusto de estradas do programa que o rodeiam. A obra torna a região um dos polos do agroturismo capixaba”, contou.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

As obras foram retomadas em 2015 e o objetivo é concluir a pavimentação asfáltica de 26 trechos de estradas rurais até o final de 2018. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.000 quilômetros de estradas.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome