24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Governo do Estado assina termo que prevê abertura de postos para entrega de armas

Thiago Guimaru00e3es/Secom

Na última quinta-feira (17), o Governo do Estado, o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Departamento de Polícia Federal (DPF) assinaram um termo de cooperação que prevê a abertura de postos para a entrega voluntária de armas, dentro da Campanha nacional do Desarmamento.

Delegacias da Polícia Civil, Batalhões, Companhias e Destacamentos da Polícia Militar, quartéis do Corpo de Bombeiros Militar, além de Guardas Municipais e também postos em parceria com a sociedade civil estarão aptos a receberem armas entregues espontaneamente.

- Continua após a publicidade -

O termo de cooperação definiu as regras para a entrega de armas de fogo e o pagamento de indenização no âmbito da Campanha do Desarmamento, publicada no dia 6 de maio no Diário Oficial da União.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por motivo de saúde, foi representado no evento pela titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. Na ocasião, o governador e a secretária também entregaram armas não letais aos municípios para uso das guardas civis, e também destruíram simbolicamente uma arma em uma prensa hidráulica da Polícia Federal.

No encontro, também estiveram presentes diversos prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, vereadores, entidades representativas de classes, organizações civis, além de comandantes de corporações de todas as esferas de Governo.

Segundo o governador Renato Casagrande um dos desafios do Governo do Estado é reduzir os indicadores da criminalidade no Espírito Santo e que, para chegar a estes resultados, ações integradas e parcerias são fundamentais. “Temos alguns pilares que estão nos auxiliando nesta área, como a organização no sistema prisional, porque não é necessário apenas ofertar vagas, mas que elas sejam de qualidade e bem estruturadas. Ainda, o apoio do Judiciário, para que a porta de entrada dos presídios não seja muito maior que a de saída, ou seja, para que possa haver celeridade nos processos e penas alternativas ao encarceramento”, avalia.

O governador também lembrou que o Estado possui um bônus pago aos policiais que apreendem armas em serviço e que o trabalho de repressão às atividades ilícitas dentro das corporações será uma constante na administração estadual. “Em nossas polícias, 99% são excelentes profissionais e temos a determinação de que as corregedorias manterão as investigações junto aos policiais que possuam denúncias por algum desvio de conduta, porque o bom exemplo deve partir de dentro do Governo”, afirma.

Em seu discurso, a secretária Regina Miki, disse que “as armas de fogo são excelentes instrumentos de ataque, mas são péssimos instrumentos de defesa”. Ela também elogiou a queda dos índices de criminalidade no Espírito Santo. “O Estado tem feito sua parte e já está no 13º mês de redução da violência”, afirmou.

Entrega

Um passo a passo para a entrega voluntária de armas pode ser obtido nos site “Entregue sua arma” ou no site da Sesp. O proprietário ou possuidor de arma de fogo, acessório ou munição que não tiver acesso à Internet poderá comparecer a uma das unidades da Polícia Federal ou órgãos que serão credenciados a partir deste mês para pegar a Guia de Trânsito que garante o transporte em segurança da arma que será entregue. Quem tem acesso à Internet poderá obter a guia online também nos sites do Ministério da Justiça e Polícia Federal.

De acordo com a portaria, o anonimato será assegurado. O proprietário ou possuidor de arma não será identificado. O interessado deverá, caso seja possível, levar o documento de registro da arma para o cancelamento no Sistema Nacional de Armas (Sinarm).

Haverá ações de conscientização e ampla divulgação visando o sucesso da campanha no Espírito Santo. Além do telefone 194, disponibilizado pelo Ministério para orientar sobre a campanha, os telefones de serviços da Sesp/Ciodes (190) e Disque-Denúncia (181) também estão à disposição da população para prestar todas as orientações sobre a campanha. Todo o esforço do Governo do Estado está sendo concentrado para que qualquer cidadão tenha facilidade para entregar armas em qualquer ponto do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA