23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Governo adere ao Programa de Eficiência Energética

Governo adere ao Programa de Eficiência EnergéticaNa última quarta-feira (17) o governador Renato Casagrande assinou o decreto que institui critérios para aquisição de bens e serviços visando o consumo sustentável, e o Protocolo de Intenções para elaboração de projetos de eficiência energética e sustentabilidade em prédios públicos. Além disso, deu posse ao novo diretor geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), Luiz Fernando Schettino.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, durante o lançamento do Programa de Eficiência Energética da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil

- Continua após a publicidade -

Com a assinatura do Protocolo de Intenções entre a EDP Escelsa e órgãos do Governo – Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e as secretarias de Estado de Governo (SEG), de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e de Meio Ambiente (Seama), serão criadas as condições para elaboração de Projetos de Eficiência Energética e sustentabilidade nos prédios públicos.

Na solenidade foi assinado, também, pelo governador do Estado e pelo secretário de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, o decreto que dispõe sobre os critérios e especificações para aquisição de bens e serviços com vista no consumo sustentável pela Administração Pública Estadual.

Por meio do decreto, os órgãos do Executivo Estadual deverão participar do desenvolvimento e implementação de políticas de uso racional de energia elétrica e de água, bem como aquisição de bens e serviços sustentáveis. Nas licitações que utilizem como critério de julgamento o tipo melhor técnica ou técnica e preço, deverão ser estabelecidos no edital, sempre que possíveis, critérios objetivos de sustentabilidade ambiental para a avaliação e classificação das propostas.

Do mesmo modo, para contratação de novas obras, reformas das atuais edificações públicas e serviços de engenharia, os projetos básicos ou executivos devem ser elaborados visando à economia da manutenção e operacionalização da edificação, a redução do consumo de energia e água, bem como a observação e utilização de normas, tecnologias, materiais e estratégias que reduzam o impacto ambiental, desde que viável técnica e economicamente.

De acordo com o diretor geral da Aspe, Luiz Fernando Schettino, é importante discutir a distribuição e aproveitamento da energia no Espírito Santo. “Os estudos da Aspe têm por objetivo tanger resultados eficientes para trazer melhorias da qualidade de vida da população”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA