22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Golpe do falso cupom da Uber fez mais de 40 mil vítimas no Brasil

Usuários da plataforma Uber relataram quer receberam um e-mail com código para ganharem um crédito de 100 reais no sábado (17)

Nos últimos meses, empresas de todos os segmentos têm enviado aos clientes códigos promocionais, ofertas , dicas de produtos, ou encontram outros meios de chamar a atenção do cliente para a venda de seus produtos. Desta forma, a quantidade de consumidores que querem economizar nas compras presenciais e online do dia a dia só aumenta.

É nesse momento que os criminosos digitais aproveitam para aplicar os golpes como o que ocorreu no sábado (17). Usuários da plataforma Uber relataram quer receberam um e-mail com código para ganharem um crédito de 100 reais. Ao clicarem no link da mensagem, o usuário é redirecionado para uma página de cadastro semelhante a da Uber na qual é convidado a inscrever-se no serviço para receber o desconto. Efetuado o “cadastro”, a página maliciosa envia o usuário para o site oficial da Uber, confundindo o usuário.

- Continua após a publicidade -

Segundo a ESET, empresa especialista em segurança online, mais de 40 mil pessoas já caíram no golpe até a terça (20) e, considerando o volume de mais de 100 mil buscas mensais por cupons e promoções da Uber e a viralização da promoção por mídias sociais e serviços de mensagens, o golpe ainda pode atingir uma quantidade muito maior de vítimas.

A prática de clonar uma página de outra loja ou serviço é denominada pishing e, considerando a quantidade de usuários desatentos, infelizmente é muito comum e, para evitá-la, o usuário deve verificar o cadeado de segurança no navegador (ao lado esquerdo na barra de endereço da página) e o endereço do site que está acessando.

“Os códigos promocionais da Uber disponíveis em sites de cupons ou na própria Uber geralmente são válidos somente para a primeira viagem e o usuário pode baixar o aplicativo da Uber e inserir o código no próprio app, sem precisar acessar um site e correr riscos desnecessários”, aconselha o responsável pelo marketplace A vida é feita de Desconto, Thiago Rodrigo Alves Carneiro.

Para Carneiro, há outros caminhos para obter descontos sem correr riscos desnecessários: “O usuário deve desconfiar de vantagens excessivas, evitar clicar em links de origem desconhecida e checar a informação diretamente com a empresa ou nos principais sites de cupons, que verificam os códigos de desconto e os disponibilizam gratuitamente em suas plataformas”.

Além da Uber, o McDonald’s é outra grande empresa que sofre com esse tipo de golpe. Na semana passada, circulou um link por aplicativos de mensagens como o WhatsApp oferecendo um voucher de 70 reais na rede de restaurantes.

Além de negar a existência do cupom nas redes sociais, o McDonald’s criou uma página com esclarecimentos sobre falsos cupons da empresa que circulam na internet. O volume de buscas mensais por cupons da marca é o maior da internet brasileira, superando um milhão de buscas mensais e, portanto, um alvo em potencial para os criminosos digitais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA