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quinta-feira, 25 abril, 2024

Gasolina está mais cara e deve gerar efeito cascata

O governador do Estado criticou a decisão do governo federal sobre o aumento.

O aumento dos impostos sobre os combustíveis foi decretado nesta quinta-feira (20) e já surtiu efeito nas bombas e no bolso dos motoristas. O efeito dominó em outros setores deve vir em seguida segundo especialistas.

A alíquota do pis/cofins sobre combustíveis mais que dobrou. A da gasolina passou de 38 centavos por litro (gc: R$ 0,3816/L) para 79 centavos por litro (gc: R$0,7925/L).

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O imposto sobre o diesel subiu de 24 centavos (R$0,2480/L) para 46 centavos por litro (gc: R$0,4615/L). O pis/cofins sobre o etanol, que estava zerado, voltou a ser cobrado a 19 centavos por litro. (Gc: R$0,1964/L).

O aumento deve gerar uma receita de 10 bilhões de reais ao governo, que corre para tentar segurar o já negativo déficit das contas, de 139 bilhões de reais até o fim do ano.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, criticou duramente o aumento de impostos promovido por seu companheiro de partido, Michel Temer.

Para Hartung, o governo federal não fez o dever de casa e aumentou os gastos, em vez de diminuir.

“Agiram na contra-mão do que precisava ser feito. Esse é o problema central desse aumento de imposto. Aumentou a despesa, ficou o déficit, e agora volta a sociedade que não aguenta mais essa carga tribuária monumental que temos no país, para buscar mais dinheiro na sociedade”.

TRANSPORTE PÚBLICO

Na Grande Vitória, a tarifa dos ônibus é discutida no final do ano. Ainda segundo o governador, o combustível é um dos elementos que influeciam o custo operacional do sistema de transporte público.

“Há o preço do combustível, o salário do motorista,

do cobrador, todos os custos para o funcionamento do sistema. Todos os elementos que inflacionam na sociedade, que aumentam os custos operacionais, acabam sendo passado para a sociedade”.

Paulo Hartung, que também é economista, disse ainda que aumentar impostos e botar a conta no bolso da população a essa altura do campeonato pode esvaziar os tanques e frear o desenvolvimento.

“O brasil perdeu competitividade seriamente nos últimos 30 anos. Nós precisamos recuperar esse tempo perdido, principalmente, olhando para a juventude, para as próximas gerações”.

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