Galpão das Paneleiras de Goiabeiras aberto de segunda a sábado

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras
Foto: Diego Alves

Até agora, o espaço ficava em funcionamento durante todos os dias da semana, incluindo o domingo

Um dos principais atrativos turísticos de Vitória, o Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, passará a funcionar de segunda a sábado a partir deste final de semana. A mudança no funcionamento foi tomada pelas tradicionais artesãs que atuam no espaço. O horário de atendimento continuará o mesmo: das 8 horas às 18h30.

No Galpão das Paneleiras, é possível ver de perto a fabricação artesanal das panelas de barro. O ofício das paneleiras de Goiabeiras constitui um saber passado por gerações há mais de 400 anos.

A técnica utilizada é de origem indígena, caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino. Esse saber foi apropriado dos índios, por colonos e descendentes de escravos que vieram ocupar a margem do manguezal capital.

O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. Em 2000, foi registrado no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). A panela de barro de Goiabeiras, a torta e a moqueca capixabas são ícones da identidade local.

Atendimento ao turista

O novo período de funcionamento no Galpão das Paneleiras não altera o horário do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O espaço continuará a funcionar de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e sábados e feriados, das 10 às 14 horas.

Galpão das Paneleiras
Rua Leopoldo Gomes Salles, 55, Goiabeiras, Vitória.
Horário de funcionamento
Segunda a sábado, das 8 horas às 18h30
Tel: (27) 3327-0519
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!