24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Furacão Irma atinge áreas em Cuba e se aproxima dos Estados Unidos

O impacto deverá ser devastador na Flórida. O fenômeno natural já fez 23 vítimas no Caribe

O furacão Irma, que causou uma grande devastação nas Ilhas do Caribe e outras regiões da América Central, provocando 23 mortes e vários feridos, está saindo da costa do norte de Cuba e se dirigindo ao território da Flórida, localizada nos Estados Unidos.

O furacão está na categoria 3, dois pontos abaixo do que se apresentava, e com ventos a 200 km por hora. A previsão, segundo os meteorologistas locais, é que o Irma chegue a categoria 4 quando se aproximar do território norte-americano, por volta das 2h da manhã no horário local, e passará por volta das 6h da manhã em Miami.

- Continua após a publicidade -

Até o momento, a borda lateral do furacão já causa fortes ventos e ameaça trazer muita chuva. Este é o fenômeno mais potente registrado no Atlântico após uma década, em que também foi necessário que os cidadãos evacuassem área.

Furacão Irma atinge áreas em Cuba e se aproxima dos Estados Unidos
Os danos provocados pelo furacão Irma na cidade de Philipsburg, capital da ilha de São Martinho – Foto: AFP Photo/ANP/Gerben Van Es

O governo americano estima que o furacão Irma deixe mais de 4 mil pessoas sem energia elétrica. “Hoje se trata de uma tempestade mortal na Flórida”, disse o governador do estado norte-americano, Rick Scott.

Evacuações

Cerca de 5,6 milhões de pessoas, 25% da população da Flórida, se deslocaram para o norte do Estado, de acordo com a Divisão de Gerenciamento do Estado. Escolas e empresas fecharam as portas.

Em Orlando, por exemplo, muitas pessoas fizeram estoque de comida e água e os supermercados estão lotados e com as prateleiras vazias. Muitos estabelecimentos apresentaram dificuldade em atender aos consumidores, pois não conseguiram repor alimentos. A gasolina também acabou em alguns postos de Miami, o que levou muitas
pessoas a não conseguirem sair de suas residências.

Furacão Irma atinge áreas em Cuba e se aproxima dos Estados Unidos
Foto: Yasmin Fuller / Arquivo pessoal

Segundo a agência Reuters, voos domésticos foram cancelados e os aeroportos também pararam de operar voos internacionais. Moradores de regiões litorâneas do Estado da Geórgia também foram orientados a evacuarem a área.

Devastações

Na quinta-feira (07), o governo cubano começou a evacuar a população que vive em áreas de alto risco, principalmente nas províncias do centro e do leste da ilha, áreas próximas à rota do furacão.

Segundo a agência de notícias AFP, a operação afetou cerca de um milhão de pessoas. Entre elas, havia ao menos 51 mil turistas, incluindo 36 mil que estavam hospedados nas minúsculas ilhas de Cayos do Norte.

Além do território cubano, o Irma atingiu áreas na Ilha de Culebra, em Porto Rico, em Puerto Planta, na República Dominicana, regiões do Haiti, e as ilhas de São Martinho e São Barth. Autoridades estimam que 95% da parte francesa de São Matinho tenha sido destruída.

Furacão Irma atinge áreas em Cuba e se aproxima dos Estados Unidos
Foto: Agência AFP

Uma imagem de satélite mostra o furacão Irma (centro) se aproximando de Cuba e da Flórida (EUA), seguidos do furacão Katia (à esquerda), no Golfo do México, e do furacão José (à direita), no Oceano Atlântico.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA