23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Furacão Irma perde força e se transforma em tempestade tropical

O furacão devastou áreas da costa de Porto Rico, da República Dominicana e do Caribe, onde deixou 23 mortos

O furacão Irma foi rebaixado à categoria de tempestade tropical junto à costa oeste da Flórida, avançando rumo ao norte dos Estados Unidos, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). A informação é da agência EFE.

Em seu boletim das 09h (horário de Brasília), o NHC disse que o Irma, que já tinha caído para categoria 1, apresentando ventos de até 120 quilômetros por hora, embora ainda produza rajadas quase tão fortes quanto às de um furacão. O fenômeno climático estava a cerca de 50 quilômetros de Cedar Key e se desloca a cerca de 30 quilômetros por hora rumo ao noroeste, uma trajetória que deve ser mantida até amanhã.

- Continua após a publicidade -
 Ao longo das próximas horas, o Irma se moverá perto da costa noroeste da península da Flórida, cruzará o Panhandle, a área mais continental da península, e chegará ao sul da Geórgia durante a tarde, segundo o NHC. Durante a noite de hoje e nesta terça, partirá rumo ao sudoeste da Geórgia e leste do Alabama.

O fenômeno ainda apresenta sequências fortes de vento, mas está previsto seu progressivo enfraquecimento, até que a partir de amanhã se torne uma depressão tropical. Entretanto, os ventos ainda são sentidos a 95 quilômetros do centro, especialmente na parte oeste, estendendo-se a até 665 quilômetros de distância.

Furacão Irma perde força e se transforma em tempestade tropical
Foto: David Goldman/AP

O NHC aliviou alguns dos alertas e advertências para algumas áreas da Flórida. Porém, advertiu sobre o perigo de tempestades ciclônicas que podem alagar áreas próximas a costas habitualmente secas.

Em alguns pontos, o nível do mar pode ser elevado em até 1m83. Até agora, são três as mortes confirmadas como consequência do Irma na Flórida, mas a rede de televisão  ABC informou hoje sobre duas novas vítimas, ambas por acidentes de trânsito decorrentes do fenômeno.

Segundo o último boletim do Escritório de Gestão de Desastres da Flórida, mais de 3,8 milhões de pessoas estão sem energia elétrica. As companhias fornecedoras, no entanto, dizem que esse número é maior.

Devastações

Na última quinta-feira (07), o governo cubano começou a evacuar a população que vive em áreas de alto risco, principalmente nas províncias do centro e do leste da ilha, áreas próximas à rota do furacão.

Furacão Irma perde força e se transforma em tempestade tropical
Foto: Yamil Lage/AFP

Segundo a agência de notícias AFP, a operação afetou cerca de um milhão de pessoas. Entre elas, havia ao menos 51 mil turistas, incluindo 36 mil que estavam hospedados nas minúsculas ilhas de Cayos do Norte.

Além do território cubano, o Irma atingiu áreas na Ilha de Culebra, em Porto Rico, em Puerto Planta, na República Dominicana, regiões do Haiti, e as ilhas de São Martinho e São Barth. Autoridades estimam que 95% da parte francesa de São Matinho tenha sido destruída.

O furacão Irma está sendo seguido pelo furacão Katia, no Golfo do México, e do furacão José, no Oceano Atlântico.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA