27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Frango brasileiro de 20 frigoríficos proibido de entrar na União Europeia

A medida foi anunciada depois dos desdobramentos da Operação Carne Fraca e atinge principalmente a BRF

A partir desta quarta-feira (16), está proibida a importação de carne de frango de 20 frigoríficos brasileiros pelos países da União Europeia. Do total, 12 deles pertencentes à BRF.

A decisão foi tomada pela Comissão Europeia em abril, após a terceira etapa da Operação Carne Fraca. A Polícia Federal começou a investigar, em março de 2017, denúncias de fraudes cometidas por empresários e fiscais agropecuários federais.

- Continua após a publicidade -

A Operação Trapaça – terceira fase da Carne Fraca – teve como alvo a BRF, dona da Sadia e Perdigão. O grupo é investigado por fraudar resultados de análises laboratoriais relacionados à contaminação pela bactéria Salmonella pullorum. A BRF nega riscos para a saúde para população.

Destino da produção

Com a limitação da exportação para o mercado europeu, a expectativa é de que aumente a oferta no mercado interno. Dessa forma, o frango pode ficar mais barato para o consumidor.

Outro efeito, desta vez negativo, é a possibilidade de demissões no setor. As vendas para a União Europeia já vinham apresentando quedas. De acordo com o Ministério da Agricultura, no ano passado, o Brasil exportou 201 mil toneladas para o bloco. Em 2007, chegou a exportar 417 mil toneladas. Em valores, no ano passado, foram exportados US$ 765 milhões em frango.

Segundo projeção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o embargo europeu deverá gerar, neste ano, perda de 30% sobre o total exportado. A decisão de embargo terá impacto em 20 plantas exportadoras (unidades de produção) de nove empresas.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA