23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Ford Maverick completa 45 anos, com 7 mil exemplares no Brasil

Considerado um dos modelos mais emblemáticos, o cupê da marca foi lançado nos EUA para concorrer com os veículos japoneses

Lançado em 1969 para concorrer com os veículos japoneses, a Ford buscava um veículo esportivo para completar sua linha. O escolhido foi o Maverick, com motor dianteiro e tração traseira. A produção nacional começou em 1973 na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

O modelo se tornou o mais emblemático da marca, sendo comercializado apenas na configuração cupê, de duas portas, nas versões Super, Super Luxo e GT, com duas opções de motor: 3.0 litros de seis cilindros em linha e de 112 cv de potência e V8 5.0 litros de 197 cv.

- Continua após a publicidade -

Em 1975, por conta da crise do petróleo, o mercado começou a demandar a economia dos veículos. Desta forma, o motor de seis cilindros foi substituído por um modelo mais moderno e econômico, o 2.3 litros de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv.

De acordo com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), 7.384 Mavericks  estão registrados no Estado, sendo 486 com a placa preta de veículos de coleção. A capital paulista está na frente com 2.667 carros, seguida por Campinas (322), São Bernardo do Campo (157), Santo André (46) e Ribeirão Preto (140).

Já em 1979, o Maverick saiu de linha, e já tinha alcançado a marca de 108.106 unidades vendidas no Brasil. O veículo ainda é colecionado por fãs, principalmente na versão V8, que se tornou uma lenda entre os admiradores de carros antigos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA