26 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Findes cria comitê para empresas criativas

Doria PortoPreocupada em dar o suporte necessário e melhor organizar as indústrias criativas do Estado, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) criou um comitê específico para o setor. O projeto foi apresentado pelo gerente executivo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), Doria Porto, e o seu lançamento acontecerá no próximo dia 16 de junho, às 16 horas, no Edifício Findes.

As indústrias criativas apresentam-se hoje como um novo e promissor campo econômico. Seu potencial de crescimento e sua contribuição na geração de renda dos países e na composição do emprego vêm sendo atestados em diversos estudos, governamentais e acadêmicos, ao redor do mundo, nestas últimas décadas. As indústrias criativas referem-se à convergência de quatro grandes grupos anteriormente mantidos separados: Patrimônio Cultural, Artes, Mídia e Criações Funcionais.

- Continua após a publicidade -

Estima-se que tais indústrias tenham agregado à economia mundial um valor de aproximadamente US$ 3 trilhões no último ano. Isso implica em uma participação de 7% da economia mundial. Além disso, a estimativa futura de crescimento deste setor é de 10% ao ano. No Brasil, embora não haja estudos consolidados sobre o tema, estima-se que tais indústrias respondam por algo em torno de 1% do PIB. Nos países desenvolvidos, no período de 2000 a 2005, o setor cresceu duas vezes mais que os serviços tradicionais e quatro vezes mais que o setor de manufaturas.

Para o gerente executivo do Ideies, Dória Porto, a criação de um comitê para atender às demandas das indústrias criativas faz-se necessário diante a importância do setor para a economia local. “O Espírito Santo, nessa nova fase de boom de crescimento que vive, com grandes investimentos voltados para o aumento do valor agregado de sua indústria, precisa, também, priorizar essa nova indústria de ponta, reflexo das transformações sociais, tecnológicas e culturais. Para isso, é importante mais investimento em desenvolvimento tecnológico, inovação e educação, tripé fundamental para o crescimento da indústria criativa capixaba”, explicou.

No Espírito Santo, entre os desafios para a organização da indústria criativa está a promoção da exportação de moda, móveis, jóias, artesanatos e objetos de decoração; a criação e exportação de serviços publicitários e digitais; a busca de novos mercados para os curtas (filmes) produzidos no Estado; uma maior participação na distribuição da produção musical; e o aumento do uso do comércio eletrônico e novos meios de distribuição e práticas de comercialização.

Dentre as estratégias para dinamizar o setor no Espírito Santo, Doria Porto apontou a necessidade de captar ganhos de comércio internacional buscando novos mercados; atrair e dinamizar investimentos criando mecanismos de financiamento para a economia criativa; promover parcerias público/privadas, acesso à tecnologia e empreendedorismo cultural; e articular a economia criativa local com a nacional, visando o mercado global e promovendo a diversidade cultural.

Ele ainda adiantou que o Comitê para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no Espírito Santo contará com a participação de representantes do Sistema Findes, Governo Estadual, Sebrae, sindicatos, Universidades e profissionais das áreas afins.

Economia Criativa ganha status no Brasil

O termo, que vem ganhando projeção no Brasil, acaba de ser alçado ao patamar de política pública nacional com a criação da Secretaria da Economia Criativa, dentro da estrutura do Ministério da Cultura, no final de janeiro. A medida foi anunciada pela ministra Ana de Hollanda, que nomeou a ex-secretária de Cultura do estado do Ceará Cláudia Leitão com a proposta de refletir sobre o potencial do setor. A criação da Secretaria é, também, uma preparação para o Fórum Mundial de Economia Criativa, agendado para o fim de 2012, no Rio.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA