Festival de Cinema de Vitória: inscrições abertas até o dia 23 de junho

Foto: Gustavo Louzada

Com as mostras, o festival insere o Espírito Santo no circuito nacional de festivais de cinema

O prazo para realizar as inscrições do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que será realizado entre os dias 11 e 17 de setembro, em Vitória, está chegando ao fim. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 23 de junho por meio do site do festival.

Além das mostras competitivas, o evento contará com lançamentos, debates, oficinas e homenagens. Poderão ser inscritos filmes de todo o Brasil nos formatos de curta e longa-metragem nos diversos gêneros (ficção, documentário, animação, experimental, videoclipe, entre outros).

Considerado o maior evento de audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória traz, anualmente, ao público capixaba, uma seleção com as mais recentes realizações cinematográficas brasileiras e insere o estado no circuito nacional de festivais de cinema.

Para a sua 24ª edição, serão aceitos filmes finalizados em 2016 ou 2017 que tenham sido captados, originalmente, em qualquer tipo de suporte (película, digital etc), porém serão exibidas apenas as produções que possuam cópia formato DCP sem KDM (DCP aberto) ou MOV H264 com Áudio 5.1.

Entre as novidades deste ano, o evento contará com a Mostra Nacional de Videoclipes. Esta sessão exibirá da produção brasileira de videoclipe e buscará evidenciar os diversos caminhos e experimentações presentes na atual produção desse gênero.

Foto: Tati Hauer

A diretora do Festival, Lucia Caus, explica que, nos últimos anos, o videoclipe havia ficado de fora da programação do FCV. “Muitos realizadores questionaram porque os videoclipes deixaram de fazer parte da nossa seleção. Nos últimos anos, esse gênero audiovisual cresceu em termos de volume de produção e qualidade estética, tendo a internet como um importante canal de difusão. A criação dessa janela buscará apresentar um panorama e os caminhos da linguagem do videoclipe nacional”, contou.

Ainda completam a programação o lançamento de longas-metragens nacionais e as aguardadas homenagens a uma personalidade do Cinema Nacional e uma do Cinema Capixaba. A direção geral do Festival de Vitória é de Lucia Caus.

Premiação

Na cerimônia de encerramento do Festival, serão anunciadas as obras contempladas com o Troféu Vitória em cerca de 20 categorias, além de possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

Além de concorrerem ao Troféu Vitória em diversas categorias e pelo terceiro ano consecutivo, os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas também concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas – reconhecimento dado a produções exibidas nos principais festivais de cinema do país. O curta contemplado será exibido na grade de programação do Canal Brasil e receberá o Troféu Canal Brasil, além de R$15 mil sob a forma de Contrato de Licenciamento.

O evento é realizado pela Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Rede Gazeta, com o apoio institucional da Prefeitura de Vitória e do Canal Brasil, e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

Serviço:
24º Festival de Cinema de Vitória

Data: 11 a 17 de setembro
Inscrições: até 23 de junho de 2017 pelo site www.festivaldevitoria.com.br
Inscrições gratuitas

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome