Governador afirma que vai à Justiça para barrar ferrovia no Centro-Oeste

Foto: Reprodução / Vale

Hartung disse que é injusto transferir o valor que poderia ser investido no Estado para o Brasil-central

O governador Paulo Hartung afirmou que o Estado entrará na Justiça contra um investimento na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), anunciado há uma semana pelo governo federal.

Após informações de que a Vale renovará antecipadamente o trecho Vitória-Minas, Hartung se manifestou. Disse que esse procedimento é injusto por causa do impacto da mineradora que não é pequeno no Estado, como a emissão do pó preto, por exemplo.

“A possibilidade da Vale deixar um legado no Espírito Santo, depois desses anos todos de escoamento de produção pelo nosso território, é agora. Nós temos o pó preto e numa hora de renovação dessas, que se pode receber um investimento estruturante para o nosso futuro, isso é muito injusto”, lamentou o governador.

Hartung disse ainda que não entendeu a postura adotada pela mineradora e que vai entrar com uma ação na Justiça contra essa decisão. Isso porque os planos de construção de uma ferrovia entre Vitória e Presidente Kennedy, no Sul do Estado, divulgados em 2017 pelo governo federal, ficam para escanteio. A ação será apresentada até esta quinta-feira (12).

Para o governador, a decisão foi política, desrespeitando critérios técnicos e legais previstos na legislação. Ele argumentou que a proposta do governo federal de fazer o ramal com recursos que não sejam da mineradora é uma “tentativa de enganar os capixabas”.

Hartung reforçou que se “não garantirmos que parte da outorga de Vitória-Minas venha para o Estado, ficaremos sem investimentos”.

O diretor de Relações Internacionais da Vale, Luiz Eduardo Osorio, disse que a empresa apenas aguarda o posicionamento do governo federal. “Não é uma questão da Vale, é do próprio Governo Federal. Nosso papel é da relação onerosa, de quanto temos que pagar. Agora a destinação é do Governo Federal, não temos o que opinar”, disse.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!