23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Familiares que trabalham na empresa

Toda empresa familiar pode ser representada por três círculos que interagem mutuamente: o da família, o da propriedade e o da gestão

O desafio é saber combinar esses círculos, de modo a extrair o seu maior potencial, administrando ao mesmo tempo os interesses particulares de cada um deles, muitas vezes conflitantes com os demais.

Um bom exemplo são as diferenças de interesses que podem haver entre família e gestão. Enquanto a segunda objetiva a melhoria de performance do negócio, a primeira muitas vezes vê a empresa como oportunidade natural de trabalho para os seus membros.

- Continua após a publicidade -

Compatibilizar esses fins, evitando tensões, envolve garantir que a atuação de familiares não comprometa, pelo contrário, favoreça a melhoria contínua do desempenho da gestão.

Para tanto, alguns cuidados são importantes no trato dos familiares empregados. É necessário estabelecer critérios claros para que um familiar possa ser admitido e desligado da empresa e, ainda, regras sobre como ele pode desenvolver uma carreira até os principais postos de liderança.

Também é fundamental educar os familiares com relação ao negócio e desenvolvê-los. O sucesso na preparação de herdeiros não assegura necessariamente bons profissionais para atuar no negócio, mas possibilita que os membros da família tenham responsabilidade por suas carreiras e compreendam como serão mais contributivos; se na gestão da empresa ou exercendo simplesmente um bom papel de acionista.

Para aqueles que efetivamente vierem a atuar no negócio, é fundamental que tenham responsabilidades muito bem definidas, além de clareza quanto ao que se espera deles. As responsabilidades, metas e compensações atribuídas aos familiares na empresa não devem ser diferentes das que se colocam para qualquer outro colaborador no mesmo nível. Familiares com muitas regalias sofrem com a desconfiança dos empregados e convivem com a triste pecha de “filhos do dono”.

Por fim, ajuda bastante que a empresa tenha um código de conduta, cuja observância é obrigatória a todos os colaboradores, incluindo os familiares empregados.

Familiares na gestão devem sempre ser pautados pela ideia de que a família deve servir à empresa e não se servir dela.

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA