Exposição com obras em sementes no Palácio Anchieta

Foto: Felipe Amarelo

Rosilene Ludovico tem muitas premiações e obras expostas em museus e galerias da Alemanha, Inglaterra, Japão e Estados Unidos

A artista plástica capixaba Rosilene Luduvico, reconhecida internacionalmente, é a próxima a realizar exposição individual no Palácio Anchieta, em Vitória, Espírito Santo. A mostra “Alvorada” será inaugurada no dia 31 de julho e vai até 31 de dezembro.

A exposição terá um conjunto de 18 obras, sendo oito pinturas em grande formato, sete desenhos em dimensões menores, uma pintura mural de grande formato e uma obra produzida com sementes.

O secretário de Cultura do Estado do Espírito Santo, João Gualberto, antecipa que a exposição respira o meio de onde a artista surgiu. “A obra a ser exposta no Palácio Anchieta mostra o afeto e a atenção que ela dá aos elementos da natureza, à paisagem que encheu seu imaginário infantil. Rosilene Luduvico tem a força da natureza”, disse.

Entre as pinturas e desenhos, duas reproduzem a temática do evento, cinco retratam árvores e sete mostram desenhos diversos, que a artista está produzindo “in loco” nas redondezas do Centro de Vitória, tais como o Parque Moscoso, as Praças Costa Pereira e João Clímaco, entre outros endereços da capital capixaba.

Foto: Felipe Amarelo

A pintura mural, a maior feita pela artista, ocupa o grande salão da galeria. Produzida com pigmentos naturais a base de água, unirá todo o conjunto das peças. Ela traz as lembranças de Rosilene sobre o amanhecer nas montanhas capixabas, os primeiros raios de sol, a alvorada, as cores da manhã, o canto dos pássaros.

A obra com sementes foi produzida com a participação de alunos da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, de Cobilândia. Nela foram usadas cerca de 41.952 mil sementes de árvore adenanthera pavonina, popularmente chamada de olho de pavão ou carolina.

O curador da exposição, Ronaldo Barbosa, afirma que os capixabas conhecerão o trabalho de Rosilene Luduvico, ex-aluna da Ufes, que vive há 23 anos em Dusselforf, na Alemanha. “Força e leveza, determinação e persistência, caracterizam as obras da artista, cujo tema da natureza trás as memórias da vida nas montanhas do Espírito Santo. Como um maestro de orquestra, Rosilene faz a regência de suas imagens, num misto de afeto e compreensão”, diz ele.

Exposição Alvorada – Rosilene Luduvico
Abertura: 31 de julho, às 19 horas.
Período: de 31 de julho a 31 de dezembro de 2018.
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória, ES.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
Agendamento de visitação: (27) 3636-1032.

 

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!