Pratique exercícios físicos e evite as dores crônicas

Foto: Reprodução

O exercício físico é uma das principais estratégias para o controle da dor e ganho de função em indivíduos com dores

Os benefícios dos exercícios físicos são bem conhecidos por todo mundo. No entanto, pessoas com dores crônicas costumam evitar praticá-los, por possíveis limitações ou por medo de sentirem ainda mais dor. Porém, o exercício físico é uma das principais estratégias para o controle da dor e ganho de função em indivíduos com dores crônicas, se for prescrito de maneira adequada.

“A falta dos exercícios faz com que o corpo diminua a produção dos analgésicos naturais, como endorfinas e outras substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar”, explicou o fisioterapeuta da Unimed Vitória, Gustavo Pizol.

A redução da produção de endorfina pode acarretar no aumento do nível de estresse e de ansiedade que, de acordo com o fisioterapeuta, estão diretamente ligados com o nível de dor. Para reverter esse quadro, Gustavo destaca a importância da atividade física.

“Se mantenha ativo, em todas as estações do ano, até mesmo nos dias mais frios. Faça algum exercício, qualquer um, mas faça. Se as dores estiverem impedindo de realizar a atividade, procure um profissional de saúde para avaliar e orientar sobre o que fazer. Orientações, quebras de mitos, trabalhos em equipe são fundamentais para o retorno a uma vida normal, sem dores”, reforçou o fisioterapeuta.

Confira os benefícios do exercício físico para indivíduos com dores crônicas:

– Aumento do limiar da dor
– Previne doenças secundárias
– Tira o foco da dor
– Melhora o sono
– Aumenta a flexibilidade e a resistência
– Combate a osteoporose
– Reduz a dor e rigidez nas articulações
– Fortalece a musculatura

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome