24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Ex-ministro Pratini participa de evento da AmCham-ES

Pratini abordaru00e1 o cenu00e1rio atual de exportau00e7u00f5es brasileiras

O ex-ministro da Indústria e Comércio, Minas e Energia e Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes estará em Vitória na próxima terça-feira (8) para debater com o empresariado local como agregar valor às exportações brasileiras. O convite foi feito pela Câmara de Comércio Americana do Espírito Santo (AmCham-ES).

Apostando nos países emergentes, Pratini, que é presidente do Comitê de Estratégia Empresarial do Grupo JBS desde 2007, disse recentemente que, apesar de todas as tentativas e esforços das empresas e do Governo Federal, o Brasil ainda sofre bloqueios em alguns itens de exportação. Caso como o da carne, que não é vendida para países como Japão e Coréia do Sul e, nos Estados Unidos, o produto só pode ser vendido se for cozido

- Continua após a publicidade -

Segundo Pratini, as barreiras são de ordem tarifárias, sanitárias e/ou ambientais, que são criadas por causa do medo da competição com o Brasil. Ele explica que o JBS – o maior grupo de processamento de proteína animal do mundo -, por exemplo, vende marca brasileira para estes mercados por meio de plantas nos Estados Unidos e na Austrália, que não tem restrições. “Certos mercados não compram a carne brasileira não porque ela é pior, mas por puro protecionismo. O Brasil é, hoje, o maior exportador do mundo e o pessoal tem medo de competir com a carne brasileira’, disse o ex-ministro, um defensor da liberação do comércio agrícola mundial.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA