Serra recebe evento internacional de segurança pública

Polícia militar
Foto: Prefeitura de Guaçuí

O seminário vai abordar os conceitos da polícia comunitária no Japão e vai contar com a participação de um especialista desse país no assunto.

As experiências de polícia comunitária no Japão pautam um encontro sobre segurança pública que vai acontecer na Serra. A abertura do evento será realizada na próxima segunda-feira (27).

O V Seminário Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban acontece na Faculdade Centro Leste (UCL), em Manguinhos. Está confirmada a presença da especialista em policiamento comunitário Hisami Ohashi, da Polícia Nacional do Japão.

A iniciativa é uma parceria entra a Polícia Militar e a Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes). Para o secretário, Jailson Miranda, a ocasião será propícia para apresentar os conceitos desse tipo de policiamento aos gestores públicos municipais e operadores da segurança pública na Serra.

“Este seminário vai se somar aos conhecimentos que trouxemos ao município por meio do curso de formação de promotores de policiamento comunitário no sistema Koban, que já capacitou 100 profissionais na Serra, entre agentes de trânsito, guardas municipais, fiscais de meio ambiente e de postura, policiais militares e bombeiros”, destaca o secretário.

O seminário acontece durante dois dias. Participam especialistas das polícias militares de Minas Gerais e de São Paulo, além de profissionais do Espírito Santo. Haverá palestras e painéis a respeito da implementação das doutrinas do sistema Koban nas corporações em que atuam.

V Seminário Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban

Data: 27 e 28 de novembro
Local: Faculdade Centro Leste (UCL) – ES 010, Km 06 – Manguinhos, Serra.

Programação

Segunda-feira (27 de novembro):
– 14 horas: Abertura
– 14h30: Palestra “Polícia Nacional do Japão – atuação no projeto de multiplicação da Polícia Comunitária na Senasp”, com Hisami Ohashi.
– 15h50: Painel “Percepções das visitas técnicas realizadas por Oficiais da PMES no Japão no período de 2015/2017”, com major Alves Christ (CPOM), capitão Valc Ângelo Rufino (DDHPC), capitão Rodrigo Lourencini (10º BPM) e capitão Walter Araújo (4º BPM).

Terça-feira (28 de novembro):
– 9 horas: Palestra “Experiências Práticas de Policiamento Comunitário em São Paulo”, com a capitã da Polícia Militar de São Paulo Fabiane Paineli Publio.
– 10h20: Palestra “Incorporação da Polícia Comunitária – Sistema Koban na Polícia Militar de Minas Gerais”, com o coronel Alexandre Magno de Oliveira (PMMG).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome