24.9 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Estado recebe exposição internacional com obras de Rembrandt

A partir da próxima sexta (19/03), a exposição “Rembrandt e a arte da gravura” chega ao Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, para uma temporada que mostrará toda a força e expressividade da obra do artista holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669), um dos maiores talentos que a humanidade já acolheu. A coleção de 78 gravuras e uma placa de impressão em metal do mestre permanecem por aqui até 16 de maio. A entrada é franca. O conjunto, que estará pela primeira vez em solo capixaba, deixará provisoriamente o Museu Casa Rembrandt, em Amsterdã, apresenta um painel diversificado do que foi a produção gráfica do artista. Inclui auto-retratos; paisagens; retratos de anônimos e celebridades da época; alegorias; nus e cenas do cotidiano, como camponeses, saltimbancos, curandeiros, e outros. O grupo mais numeroso é formado por cenas bíblicas e religiosas, tema favorito de Rembrandt.
A presença das obras de destaque internacional no estado será eternizada pelas lentes dos estudantes da Ufes. Eles vão acompanhar a chegada de todas as obras, a visita mediada pelo curador da exposição e o ciclo de palestras sobre gravuras, que faz parte da programação paralela. Tudo será documentado em audio-visual e multiplicado em 21 municípios do estado, através do Núcleo de Educação Aberta a Distância, também da universidade.
A curadoria é de Janrense Boonstra, diretor do Museu Casa de Rembrandt, montado na casa que foi residência e ateliê do artista, e Pieter Tjabbes, historiador de arte holandês, radicado no Brasil.
Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a exposição chega ao estado por meio de parceria com o Instituto SINCADES, com produção da Artunlimited.

Ciclo de palestras
Para aproximar as obras de Rembrandt da produção contemporânea de gravuras, será realizado um ciclo de palestras gratuitas sobre o tema. A primeira será no dia 19 de março, às 20 horas, no auditório do Maes. Os palestrantes serão Piter Tjabbes, curador da exposição e Carlos Martins, especialista em gravuras.
Já a segunda palestra será no dia 19 de abril, às 19 horas, também no auditório do Maes. Desta vez, a palestra ficará a cargo de Maria Helena Lindenberg, artista plástica com especialização em gravuras, e Fernando Gomes, responsável pelo laboratório de gravuras da Ufes. As vagas são limitadas.

- Continua após a publicidade -

Programação paralela
Durante a exposição, atividades paralelas serão realizadas com os visitantes, como o workshop “Auto Retratos: animação com flipbook”. Cada participante terá imagens captadas do próprio rosto, que serão estampadas num livreto. Ao ser rapidamente folheado, as gravuras darão a ilusão de movimento e animação. O workshop será ministrado nos finais de semana e não é necessário fazer inscrição prévia.

Além disso, os arte educadores de escolas de todo o estado são convidados a participar dos “Encontros de Arte Educação”. O objetivo é incentivar a formação, visitação e envolvimento dos professores para a disseminação das obras de Rembrandt e da exposição nas atividades pedagógicas. As atividades serão realizadas uma vez por semana, durante a mostra, com orientação da professora Priscila Chisté. As vagas são limitadas.

Um grupo de adolescentes do Pro Jovem também estão envolvidos com obras de Rembrandt. Nos dias 26 e 27 de abril eles vão visitar a exposição e, depois, participar de uma oficina de serigrafia, um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um puxador numa tela já preparada. Assim, eles vão conhecer as práticas artísticas usadas pelo artista atreladas a um processo artístico contemporâneo. A oficina será ministrada pelos integrantes do projeto “Me Use”, do Coletivo Monográfico.
Os integrantes do Instituto TamoJunto, jovens artistas da Grande Vitória, também vão conhecer as obras de Rembrandt. Eles vão assistir a um vídeo sobre a produção contemporânea de grafite e, depois, visitar a exposição. O objetivo é expandir e estimular o envolvimento do jovem da periferia ao mundo da arte. Os encontros serão nos dias 27 de março, 17 de abril e 08 e 15 de maio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA