25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Estado comemora Semana do Meio Ambiente em solenidade especial no Palácio Anchieta

Estado comemora Semana do Meio Ambiente em solenidade especial no Palácio AnchietaPara celebrar um conjunto de ações em prol do meio ambiente, e comemorando o Ano Internacional da Biodiversidade e a Semana Estadual do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizam na terça-feira (01) uma cerimônia oficial, a partir das 15 horas, no Palácio Anchieta.

Durante o evento, o Governo apresentará algumas das principais ações voltadas para a preservação ambiental, como a criação de novas áreas de proteção integral ao meio ambiente; o lançamento de linhas de financiamento para pesquisas e projetos em prol da preservação e adequação ambiental; a elaboração de políticas públicas voltadas à qualidade de vida, e o reconhecimento de proprietários de reservas particulares.

- Continua após a publicidade -

Unidades de Conservação

Na ocasião, será encaminhado à Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o projeto de Lei que institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC), que define diretrizes para a criação e gestão das Unidades de Conservação (UCs) no Espírito Santo.

Também será encaminhado o projeto de Lei de criação do Monumento Natural Serra das Torres. Localizado nos municípios de Muqui, Atílio Vivacque e Mimoso do Sul, um dos últimos e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica no Espírito Santo pode se tornar uma área de proteção integral, ou seja, um local onde não será permitida a exploração ou ocupação indevida do solo.

Em 2010, o Iema reconheceu oito novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Somando as áreas criadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) com as já criadas e reconhecidas pelo órgão, o Governo do Estado passa a ser responsável por 83% dos 3.732 hectares protegidos por RPPNs em território capixaba.

Em homenagem aos seus proprietários, durante a solenidade serão entregues pelo Governo do Estado, certificados aos que já estiverem com a documentação regularizada para criação destas reservas.

Decretos

Fortalecer a preservação e recuperação da Mata Atlântica. Este é o objetivo de dois Decretos: o de “Reconhecimento”, que oficializa os dez corredores ecológicos terrestres definidos como prioritários para o Espírito Santo e o Corredor Marinho do Rio Doce; e o de “Identificação das Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade”, que aponta também as regiões mais importantes para criação de UCs.

A partir da assinatura deste último, estas áreas passam a ter um tratamento especial e a receber recursos de condicionantes ambientais e de conversões de multa, além de congregar projetos ambientais que vão ajudar a fortalecer a preservação de seus ecossistemas.

Além disso, para estimular ações voltadas para a recuperação e a adequação ambiental, em parceria com a Seama, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) lança durante a cerimônia, uma linha de crédito do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua) para produtores rurais.

O valor máximo financiável é de R$ 30 mil, com prazo total de pagamento de até 12 anos e 2% de juros ao ano. O recurso pode ser utilizado para aquisição de mudas, cercamentos, mão-de-obra, entre outros benefícios como averbação de Reserva Legal.

E por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, o Governo do Estado celebra parceria com o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservacy do Brasil (TNC) para ações de recuperação e conservação de vegetação nativa; criação e ampliação de UCs; suporte aos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) ; e implementação de instrumentos de incentivo à conservação ambiental.

Estado Sustentável

Para contar a história da reestruturação e dos avanços que foram efetivados na área de meio ambiente e recursos hídricos durante oito anos de gestão, o Governo do Estado lança, durante a solenidade em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade e a Semana do Meio Ambiente, o livro “Novo Espírito Santo – Estado Sustentável”.

Com belas fotografias, a publicação apresenta ainda algumas das maravilhas do patrimônio natural remanescente no Estado. Produzida com papel elaborado a partir de matéria-prima de floresta plantada para este fim, a caixa que a protege está revestida com papel artesanal feito no Estado, poupando recursos da natureza e gerando renda.

Foto: Dani Klein

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA