Esportes de aventura: saiba onde praticar e divirta-se!

Foto: Adventure Turismo de Aventura

Se você é apaixonado por esportes de aventura, aqueles que são praticados ao ar livre tanto em meio à natureza quanto em espaços urbanos, fique atento às dicas de onde praticá-los.

Canoagem, surfe, corrida de aventura, rafting, skate, bike, escalada e trekking nos permitem curtir belas paisagens, cenários ideais para a sua aventura. E melhor, tudo dentro do Espírito Santo mesmo. Descubra!

Foto: Leo Drumond
Trekking no Pico da Bandeira, em Dores do Rio Preto

Gosta de caminhar por trilhas em contato com a natureza? A sugestão é o trekking, uma das atividades ao ar livre mais seguras e que pode ser praticada em qualquer idade. O Pico da Bandeira, considerado o terceiro mais alto do Brasil, é apontado entre os praticantes do esporte como um bom roteiro. Com 2.892 metros de altitude, é o ponto mais alto e mais belo dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Possui sistema de trilhas sinalizadas,
de curto, médio e longo percursos, com diferentes níveis de dificuldades, além de quatro áreas de acampamentos bem estruturadas, com banheiro público, mesas e bancos, entre outros itens.

Como chegar: Portaria Pedra Menina – pela BR-262 são 131 km até Cachoeiro de Itapemirim. Depois são 75 km até Guaçuí e mais 37 km até Dores do Rio Preto.

Trekking

Pico da Bandeira, Dores do Rio Preto
Lagarto Adventure
Telefone: (27) 99727-4998
www.lagartoadventure.com.br/


 

Foto: Rapeleiros Capixabas
Rapel na Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde, Alfredo Chaves

Quer um lugar bucólico e pacato? Em Matilde, um pequeno distrito de Alfredo Chaves, você vai encontrar belas paisagens que servem de inspiração para a prática do rapel, técnica de descida de cachoeiras, morros, penhascos, paredões e viadutos que precisam usar cordas para chegar ao destino. A cachoeira Engenheiro Reeve dispõe de 47 metros de queda livre e permite acesso a rampas e escada, além do mirante. O esporte é feito ao lado da queda-d’água, em uma descida de uns 37 metros com maior parte em negativo (sem contato com a rocha).

Como chegar: Pela BR-262, chegue ao Trevo de Alfredo Chaves, depois ao Trevo de Matilde. A cachoeira está localizada próximo à Estação Ferroviária de Matilde, no 59,5 km.

Rapel

Rapeleiros Capixabas
Telefone: (27) 99522-7122
www.rapeleiroscapixabas.com.br/


 

Foto: Planeta Vertical
Escalada na Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra

Se a sua paixão é por escaladas, Laranja da Terra, no Noroeste do Espírito Santo, é o local ideal, referência dos esportistas, por causa da magnitude da Pedra dos Cinco Pontões, que possui várias “faces”. Utilizadas para diferentes tipos de escalada, sendo a esportiva de até 50 metros de altura, a mais realizada, as cinco pontas que deram nome ao monumento são conhecidas como (da esquerda pra direita): Foca, Filhote da Foca, Língua de Boi, Pontão Rachado e Pontão Maior, somando 1.260m de altitude. A trilha permite ter contato com uma rica vegetação e rende belas fotos.

Como chegar: De Itarana, siga para Itaguaçu e a partir daí são mais 18 km de estrada de terra. O Sítio Recanto da Pedra, no distrito de Alto Sobreiro, fica bem próximo; o proprietário pode auxiliar com a trilha e os equipamentos necessários.

Escalada

Pousada Recanto da Pedra
Proprietário Antônio Padoani
Endereço: Alto Sobreiro, Cinco Pontões (83,70 km) – Itaguaçu/ES
Telefone: (27) 99767-5150

Trilha

Pousada Recanto da Pedra
Renan Cirilo Alves
Telefone: (27) 99923-9669
vcnatrilha.com.br/


 

Foto: Divulgação/Setur-ES
Voo livre na Rampa de Ubá, em Castelo

Castelo, localizado na região Sul do Estado, oferece o voo livre. Quem gosta de viver “nas alturas” e de saltar de parapente não pode deixar de visitar a Rampa de Ubá, que possui 902 metros de altitude e 860 de desnível. A plataforma está localizada a 27 km do centro de Castelo. A rampa é considerada uma das mais belas do país e uma das cinco melhores para os pilotos. Olhando de cima, é possível ver o Pico do Forno Grande e a Cachoeira da Prata.

Como chegar: Acesso pela rodovias ES-166, ES-379, ES-491 e BR-482; a 142 km de Vitória. Pela Fazenda da Prata, siga à direita para Ubá. Chegando por Vargem Alta, mais
8 km de estrada de terra, ou, saindo do centro de Castelo, siga 29 km até o córrego.

Voo Livre

Rampa do Córrego de Ubá
Associação de Voo Livre de
Castelo (ACVL )
Telefone: (27) 99983-6776 (Eduarte)


 

Foto: Divulgação/Preefeitura Municipal de Domingos Martins
Rafting no Rio Jucu, em Domingos Martins

Apesar de ter chegado ao Brasil em 1982, o esporte ainda é considerado novo no Espírito Santo, mas a região de Biriricas, em Domingos Martins, nas montanhas, é a que mais recebe os amantes do rafting.
Dos 166 km de extensão do Rio Jucu e em um trecho de 7,5 km, o esportista tem a oportunidade de descer a correnteza, além de ver a flora e a fauna local. O grupo Rio da Montanha é o pioneiro nesse esporte no Espírito Santo e organiza saídas há mais de 12 anos, promovendo um passeio seguro e divertido pelas corredeiras.

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela BR-262, sentido Belo Horizonte. No km 34, entre à direita na estrada de terra, sentido bairro Biriricas. Nessa estrada haverá placas informando ponto de rafting. A distância do asfalto até a base (na beira do rio) é de 5 km.

Rafting

Rio da Montanha
Telefone: (27) 99983-7902
[email protected]

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!