22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

ES Brasil Pergunta: Oded Grajew

ES Brasil Pergunta: Oded Grajew

Para Oded Grajew, Vitória é uma capital que serve de exemplo.
Oded é empresário com atuação no terceiro setor e em 2012 atravessou o País em busca de candidatos que se comprometessem com a causa ambiental. Sem deixar de lado o seu espírito empreendedor, o ex-presidente da Grow Jogos e Brinquedos e da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) atuou no programa Global Compact, idealizado pelo ex-presidente da ONU Kofi Annan com foco no meio ambiente, trabalho e direitos humanos, e, atualmente, é membro do programa Cidades Sustentáveis.

 

– Como tem caminhado o programa Cidades Sustentáveis?
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O PCS oferece aos gestores públicos municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana. Em 2012, durante o período pré-eleitoral, o programa foi complementado por uma campanha que tentou sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade. Mais de 200 prefeitos eleitos em 2012 são signatários. Isto significa que mais de 30% da população do País está sendo administrada a partir das diretrizes propostas pelo PCS. E os prefeitos ainda podem aderir à iniciativa até o final de 2013.

- Continua após a publicidade -

– No Espírito Santo, os prefeitos de Vitória, Cariacica e Mantenópolis já se comprometeram com o programa. Qual a avaliação que o Sr. faz?

Trata-se de uma revolução na política brasileira. Neste sentido, já alcançamos resultados significativos. O fato de Vitória, uma capital brasileira, estar entre os signatários é um fator de enorme importância.

– A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinava que até agosto de 2012 as cidades deveriam ter se adequado às novas exigências. Isto aconteceu?

A questão dos resíduos é um dos grandes entraves no Brasil. Empresas, governos, cidadãos, todos estão envolvidos e têm sua parcela de responsabilidade. A PNRS, aprovada em 2010, é um avanço e vem obrigando os municípios a investirem em planejamento e responsabilidade com a destinação do lixo. Lançamos o Guia para a implantação da PNRS nos municípios brasileiros de forma efetiva e inclusiva. O material deverá incentivar e municiar os municípios a começarem a colocá-la em prática.

– O tema sustentabilidade foi bastante comentado nas campanhas eleitorais. O Sr. acredita que, depois de cinco meses, os prefeitos eleitos dão sinais de que vão fazer valer o que disseram ou não passou de discurso de palanque?

Acredito que sim. O caminho é inevitável, não há outro. É uma questão de sobrevivência, sobrevivência política inclusive. Estamos avançando muito.

– No mês de abril, o Programa Cidades Sustentáveis assinou uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O que as cidades podem esperar desta parceria?

A parceria, que não envolve nenhum tipo de transferência de recursos, prevê que parte da metodologia do Programa Cidades Sustentáveis seja adaptada ao Brasil+20, um programa nacional de apoio aos municípios para adotarem a sustentabilidade na gestão. O objetivo final é elaborar, de forma participativa, a Política Nacional de Sustentabilidade Urbana, a partir da Leitura Coletiva do ambiente nas cidades. E isso só se dá de forma plena quando há parcerias, como esta que estamos firmando agora.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA