23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

ES Brasil Pergunta com Cristina Amélia Fontes Langoni

ES Brasil Pergunta com Cristina Amélia Fontes Langoni

“Estamos em um momento de transição das normas de Contabilidade para os padrões internacionais, o que implica muito aprendizado”

Em 25 de abril se comemorou o Dia do Contabilista. No Estado, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), que representa quase 10 mil profissionais registrados, acaba de empossar sua nova Diretoria. Saiba o que pensa a nova presidente eleita, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni, sobre a atuação da entidade para os próximos dois anos e o cenário para os contadores do Estado.

1-O que representa esse novo desafio na sua vida profissional?

Esse desafio na verdade se torna uma grande oportunidade de contribuir para o crescimento e a valorização da profissão. É uma responsabilidade enorme representar 9.454 profissionais registrados, 1.397 escritórios individuais e 869 sociedades empresariais, que esperam um retorno da entidade para que haja o reconhecimento de seu trabalho junto às empresas, órgãos públicos e demais instituições, principalmente nesse momento em que a contabilidade das empresas necessita ser, efetivamente, o espelho da sua realidade econômica.

- Continua após a publicidade -

2-Quais são as principais reivindicações da categoria e como, na sua opinião, elas podem ser alcançadas?
As principais reivindicações, no momento, dizem respeito à educação continuada. Estamos em um momento de transição das normas de Contabilidade para os padrões internacionais, o que implica a necessidade de muito aprendizado. O profissional da área está vivenciando a mesma realidade que todos os outros profissionais: a necessidade de aprender todos os dias.

3-Sobre a questão da convergência contábil internacional: ela já é uma realidade? Como está a adequação do Brasil e, mais especificamente, do Espírito Santo, a este padrão, cada vez mais necessário em um mundo globalizado?
Já é realidade. O cenário da Contabilidade no Brasil e no mundo passa por uma verdadeira revolução, em função da adequação das normas aos padrões internacionais e no Espírito Santo vivenciamos a mesma situação. Desde 2008, com a publicação da Lei nº 11.638/2007, com algumas alterações na Lei nº 11.941/2009, as sociedades anônimas e as de grande porte – as que apresentam receita bruta anual de R$ 300 milhões ou ativo total superior a R$ 240 milhões – já estão obrigadas à aplicação das normas de Contabilidade no padrão internacional (IFRS). Em dezembro de 2009, o Conselho Federal de Contabilidade editou as normas internacionais de Contabilidade aplicáveis às pequenas e médias empresas, em vigor a partir de 1° de janeiro de 2010. Esse processo de convergência é irreversível e, considerando o ambiente extremamente globalizado em que vivemos, se apresenta como uma oportunidade para as empresas que querem investir ou receber investimento de outros países, assim como para o profissional que poderá atuar em qualquer país que utilize essas normas, o que chamamos de “Contador Global”, dependendo, apenas, de se capacitar no idioma.

4-Quem opta por atuar na área de Contabilidade dispõe de capacitação de qualidade no Estado? O que pode melhorar neste sentido?

Temos várias instituições de ensino na área contábil no Estado e a principal decisão que estas precisam tomar é com relação ao foco no profissional que desejam formar. Os escritórios de Contabilidade têm uma demanda enorme por pessoas qualificadas, porém a maioria das faculdades forma o contador com uma visão gerencial e sem nenhuma prática. Ao chegar no mercado, esse profissional não está apto a ser proprietário de escritório e não quer executar as tarefas práticas do dia a dia da Contabilidade. Enquanto o ensino for generalizado continuarão sobrando vagas e, ao mesmo tempo, profissionais formados e sem condições de atuar. Outra mudança essencial diz respeito ao próprio profissional, que necessita rever a sua visão com relação à educação; hoje, educação continuada é característica fundamental para o exercício da profissão.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA