ES é destaque em média das escolas particulares e estaduais

Foto: Reprodução

De acordo com o Saeb 2017, o Espírito Santo está em primeiro lugar em desempenho escolar 

O Espírito Santo foi destaque nacional na média das escolas particulares e estaduais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O resultado do Saeb 2017 foi divulgado nesta quinta-feira (30), pelo MEC, e mostra que entre 2015 e 2017, o Estado avançou 6,2 pontos, obtendo a média de 287,3. Já em Matemática, a média capixaba subiu 10,5 pontos, totalizando 291,6.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, informou que o desempenho dos alunos da rede estadual continua sendo maior. “A rede particular não consegue jogar os nossos números nem para cima, nem para baixo. O desempenho dos alunos da rede estadual representa cerca de 86% dos estudantes do ensino médio”, disse o secretário.

Haroldo ressaltou que houve um avanço nos 5º a 9º anos do ensino fundamental. O Estado foi destaque nas duas séries também por conta do aumento da permanência no período em que as aulas são ministradas, um total de 5h/aula.

Por meio de nota, o governador Paulo Hartung, o excelente desempenho do ensino médio público do Espírito Santo, classificado como melhor do país, é uma boa notícia. “Esta é a melhor notícia que eu poderia receber nessa reta final do meu mandato. Estamos falando de uma obra coletiva que nos dá muito orgulho. Eu realmente fico muito feliz com esse resultado, fruto de uma prioridade que sempre tivemos na nossa administração: a educação”.

Hartung reforça que o trabalho em equipe é essencial para o trabalho dar certo. “Estou orgulhoso da equipe que temos na Secretaria de Estado de Educação, todos os professores, técnicos, colaboradores, uma rede muito determinada que envolve aproximadamente 20 mil pessoas aqui no Espírito Santo. Parabenizo também nossos alunos e seus familiares por esse resultado inédito. Vivemos na sociedade do conhecimento e eu acredito que a melhor herança que podemos deixar às futuras gerações é o acesso ao saber. Esse é o melhor investimento para se produzir igualdade de oportunidade para todos”, destacou.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!