Cooperativismo é o destaque no próximo ES Brasil Debate

Mantendo o compromisso de fomentar os temas de relevância para o cenário econômico e político do Espírito Santo, a plataforma ES Brasil promove mais uma edição do ES Brasil Debate.

Com o tema “Cooperativismo: juntos sempre mais fortes”, o evento será realizado no dia 20 de novembro, às 19h30, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Vitória. A entrada é gratuita, com inscrições prévias via internet (em breve o endereço para inscrição será publicado). A programação conta com o apoio institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além do próprio Sebrae.

O diretor executivo da ES Brasil, Mário Fernando Souza, explica que o cooperativismo vem se destacando em nível nacional graças ao seu modelo sustentável, característica que ficou bastante evidente após o início da recente crise econômica vivenciada pelo país, cujos resquícios permanecem até hoje. “O cooperativismo não é um modelo novo, mas, ao longo de nossa vivência na cobertura econômica do Estado, comprovamos que os empreendedores e os profissionais que se organizaram utilizando essa estratégia tiveram mais fôlego para enfrentar os momentos de adversidades. Por isso, queremos mostrar ao público participante as vantagens das cooperativas, seja em qual segmento da sociedade ou da economia for”, explica.

O que é cooperativismo

Segundo informações do Sistema OCB-ES, o cooperativismo é uma forma de organização que tem como diferencial promover, de modo simultâneo, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Baseada na união de pessoas, sendo este o seu maior capital, a atividade tem como referenciais a participação democrática, a solidariedade, a independência, a autonomia e busca pela prosperidade conjunta, e não pela individual. Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo. É um movimento capaz de devolver para as pessoas o resultado do trabalho, pois tem em seu centro o ser humano.

Para que o brasileiro conheça melhor esse engajamento tão difundido no mundo, o setor criou o “SomosCoop”. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o trabalho empreendido conhecido e reconhecido na sociedade. Esse movimento busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

ES Brasil Debate
Cooperativismo: juntos sempre mais fortes
Data: 20 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae/ES (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória)
Entrada: franca
Inscrições: debate.esbrasil.com.br
Informações: (27) 2123-6520
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!