Equipes com equilíbrio de gênero alcançam melhores resultados no trabalho

Equilíbrio de gênero
Foto: Reprodução

O levantamento da empresa Sodexo mostra que os times com grande participação de homens e mulheres conseguem realizar melhores negócios

Um estudo que durou cinco anos identificou que as equipes gerenciadas por uma combinação equilibrada de homens e mulheres são mais bem sucedidas em uma série de medidas. A Sodexo, empresa de serviços de qualidade de vida, coletou e analisou dados de mais de 50 mil gestores. A pesquisa foi realizada em 70 entidades de todo o mundo.

De acordo com o levantamento, as margens operacionais, a satisfação do cliente e a retenção de funcionários, entre outros indicadores de desempenho chave, foram maiores entre as equipes com igualdade de gênero. Leva-se em consideração uma proporção entre 40% a 60% de mulheres para homens.

Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil, acredita que este tipo de levantamento mostra a importância do tema dentro das empresas. “O estudo aponta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao alcance de resultados esperados sobre o tema. Na empresa, por exemplo, já contamos com 70% dos colaboradores e 50% do Comitê de Liderança Regional compostos por mulheres”, comenta.

Resultados

As principais definições do estudo sobre equilíbrio de gênero realizado pela Sodexo foram:

• As margens operacionais aumentaram significativamente entre equipes mais balanceadas em termos de gênero, do que em outras equipes.

• As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de colaboradores que foi oito pontos percentuais maior do que em outras entidades.

• As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de clientes que foi nove pontos percentuais maior do que em outras entidades.

• As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa de engajamento de funcionários que foi 14 pontos percentuais maior do que em outras entidades.

• As entidades com equilíbrio de gênero viram o número de acidentes diminuírem 12 pontos percentuais mais do que outras entidades.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!